Ponto interditado na Serra da Mutuca, em Barra Mansa, é vistoriado pela Defesa Civil

0

BARRA MANSA
A Defesa Civil de Barra Mansa esteve neste sábado, dia 11, no trecho da RJ-153 entre os distritos de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, e Santa Isabel do Rio Preto, em Valença, na região conhecida como Serra da Mutuca. O  local está totalmente interditado por conta de um deslizamento de terra ocorrido nesta sexta-feira, dia 10, e que ocasionou no rompimento das manilhas no trecho.
A visita foi feita com profissionais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e com integrantes da subprefeitura de Santa Isabel do Rio Preto, que realizaram a inspeção da área e o isolamento da via com blocos de concreto. Além destas medidas, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual estará presente 24 horas no local para impedir a passagem de pedestres e veículos. O DER informou também que, na próxima semana, uma equipe começará a fazer obras de reparo na área atingida.
Motoristas devem seguir por rotas alternativas, como estradas de Quatis e Conservatória (Valença).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, as equipes estão estudando outras formas de passagem para evitar a RJ-153. “Estamos analisando, em parceria com o DER, outras estradas por dentro de alguma área rural próxima à RJ-153, pois sabemos que existem muitas pessoas que utilizam a estrada e que precisam dela. Alguns moradores nos informaram sobre alguns pontos que podem ser utilizados e estamos estudando a melhor solução”, declarou João Vitor
ALERTA VERMELHO PARA CHUVAS
A Defesa Civil também alertou sobre a previsão de chuvas fortes até o dia 13 de fevereiro, acompanhadas de rajadas de vento e raios. Durante este perído, está previsto um acumulamento de chuva entre 100 e 130mm na região. Por conta das fortes chuvas, as equipes estão de prontidão para possíveis ocorrências durante esses dias, além do monitoramento do nível dos rios, que pode aumentar consideravelmente.
ALERTA SONORO
Barra Mansa conta atualmente com dez equipamentos de alerta localizados nos seguintes bairros: Boa Sorte, Boa Vista, Cotiara, Metalúrgico, Monte Cristo, Nova Esperança, Paraíso, Vila Coringa, Vila Nova e Vista Alegre. Esses equipamentos servem para alertar os moradores que se encontram em áreas já mapeadas pela Defesa Civil para os riscos de deslizamentos, escorregamentos, desabamentos, alagamentos e inundações.
Em caso de emergência ou dúvidas, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelos números 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427.
PONTOS DE ALAGAMENTOS
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Barra Mansa, nesta tarde, a cidade registrou oito pontos de alagamento, no Centro, bairro Ano Bom, Avenida Albo Chiesse, Vila Orlandélia e bairro Nova Esperança. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, durante a primeira pancada de chuva na cidade, foi registrada uma média de 40 mm em uma hora, sendo o temporal classificado como forte.
O coordenador da Defesa Civil destacou ainda que, o Rio Barra Mansa extrapolou o limite da calha dele e as sirenes foram disparadas duas vezes no bairro Nova Esperança, com a água permanecendo apenas sobre a via sem gerar ocorrências. Até o fechamento desta matéria, as águas do rio já recuaram, mas o órgão segue monitorando a situação de perto. O coordenador informou ainda que mesmo com os alagamentos, não houve registros de desalojados e desabrigados na cidade.

Deixe um Comentário