RESENDE
A Defesa Civil Do município continua monitorando as áreas afetadas pelas chuvas no final de semana. As constantes chuvas que atingiram a cidade no feriado e no sábado causaram transtornos na cidade causando deslizamento de terra e alagamentos. Segundo o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva, o alerta emitido para o risco de deslizamentos de terra ainda está em vigência e, atualmente os riscos são considerados moderados, já que o solo ainda está úmido. Ainda segundo a Defesa Civil todos os casos foram atendidos. No sábado choveu 71m em 1h20min, um grande volume de chuvas em um tempo curto causou alagamentos em diversas ruas e deslizamento de terra na região Central da cidade.
Nesta segunda-feira, dia 18, equipes da Prefeitura e da Defesa Civil trabalharam na recuperação do trecho da pista que cedeu na Avenida Ayrton Senna, no bairro Surubi, devido a um deslizamento de terra. “A chuva encharcou o solo, causando um deslizamento de terra que comprometeu parte da pista. A passagem de veículos está em meia pista até que os serviços sejam realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município”, disse Flávio Germano. Na Rua Prefeito Clodomiro Maia, no bairro Vila Vicentina também está com passagem de veículos em meia pista em frente à Igreja Metodista. “Parte da terra ainda vai permanecer no local para aumentar a segurança referente a possibilidade de novos deslizamentos, por motivo do solo ainda estar úmido”, explicou o diretor. Ele relatou também que a queda do muro da residência no final da Rua Prefeito Clodomiro Maia e início da Rua Ana Júlia de Melo, onde já ocorreu as intervenções e remoção da parte dos entulhos, o trabalho de finalização foi realizado nesta segunda-feira. “As equipes também já verificaram a queda de muro de um imóvel na Rua Olímpio Batista Campos, no bairro Vicentina. Não há riscos para o imóvel”, complementou.
A Defesa Civil ainda isolou, após avaliação, parte da calçada na Estrada Resende-Riachuelo. No local aconteceu a queda de um muro, com parte da calçada. A Secretaria de Obras e Serviço Público já foi informada
Flávio Germano informou ainda que ocorreu deslizamentos de terra na Estrada da Boca-do-Leão, interditando totalmente a passagem. “As equipes da Prefeitura de Resende, estiveram fazendo as intervenções nesta segunda-feira e conseguiram liberar totalmente a passagem de veículos”, informou.
Já três casas foram interditadas pela Defesa Civil e os moradores receberam apoio da Secretaria de Assistência Social do município. Oito pessoas foram alojadas na casa de parentes. No total oito pessoas ficaram desalojadas.
“Estamos nos processos de reestabelecimentos das áreas atingidas pelas chuvas. Três pessoas estão desalojadas. Todas as famílias foram para casas de parentes. As casas que foram interditadas foram no bairro Vicentina III. Uma das casas quebrou a parte dos fundos com a quantidade de terra que caiu em cima. A outra não chegou a invadir a casa e por precaução nos interditamos a residência, por risco de cair mais terra. O mesmo caso a terceira casa, com risco de cair mais terra”, disse o diretor, informando que a Defesa Civil está em Regime de Atenção. “Estamos em Regime de Atenção desde o dia 1º de novembro até o dia 31 de março. Vale lembrar a população que em caso de alguma ocorrência entrar em contato pelo telefone 199 ou 3360-9260”, destacou o diretor.