VOLTA REDONDA
No Dia Nacional do Doador Voluntário, celebrado em 25 de novembro, haverá campanha no Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB). Será promovida na unidade a Semana do Doador Voluntário de Sangue até o dia 29 próximo. Para o primeiro dia de campanha, o Banco de Sangue vai disponibilizar transporte gratuito, saindo da Praça Rotary, sob a Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no bairro Vila Santa Cecília e fazendo o traslado para a unidade hospitalar, das 7 às 13 horas.
Segundo a responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Volta Redonda, Cristina Teixeira, o objetivo do transporte gratuito é facilitar o acesso e captar novos doadores à unidade. Teixeira informou ainda, que parte da equipe do hemonúcleo estará em uma tenda, que servirá como ponto de partida e chegada para a van que fará o transporte dos doadores da Vila para a unidade. Disse que, além de orientar os interessados em doar sangue no dia, os funcionários vão tirar dúvidas, esclarecer sobre os pré-requisitos para se tornar um doador voluntário e reforçar a importância de fazer a doação.
TRIAGEM CLÍNICA
Ainda de acordo com Cristina Teixeira, antes da coleta, todos os candidatos passam por triagem clínica. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis e também é necessário estar em boas condições de saúde. Informou também que, o Hemonúcleo de Volta Redondaatende mais cinco unidades, o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves, o antigo Cais Aterrado, além de três hospitais privados na cidade e ainda fornece hemocomponentes para unidades Pinheiral e Piraí.
Cistina informou também que, este ano, a iniciativa conta com a parceria de instituições e empresas do município, tanto na divulgação da campanha quanto na captação de doadores. Entre elas estão o Rotary e Interact Club de Volta Redonda, a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), a Fundação CSN, a Fundação Sérgio Loureiro, o Clube dos Funcionários, o Instituto Tecnológico de Capacitação (Itec), Universidade Cesumar, o Shopping Park Sul, a Academia Konnen, a Rede Gás e o jornal Diário do Vale. Lembrou ainda, que, o Banco de Sangue vai receber no Dia do Doador um grupo de membros do Insanos Motoclube, de Barra do Piraí.
O objetivo da campanha, segundo a responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Volta Redonda, é aumentar as doações de sangue no período que antecede as festas de fim de ano, quando a demanda por hemocomponentes é maior. “A captação de doadores de sangue é feita de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 7 às 13 horas. É importante lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas”, concluiu Cristina Teixeira.