SUL FLUMINENSE
A região Sul Fluminense está vivenciando o episódio de chuva mais intenso de 2024. Entre Itatiaia e Resende, o acumulado já ultrapassou os 200 mm em menos de 24 horas. Outros municípios da área, como Barra Mansa, Quatis, Porto Real e Volta Redonda, também somaram mais de 100 mm de chuva no mesmo intervalo de tempo e o Rio Paraíba do Sul amanheceu com um nível muito elevado na região, com risco de transbordamento nas áreas mais baixas de suas margens.
A Defesa Civil das cidades da região seguem em alerta, fazendo o monitoramento. A previsão é que as chuvas, com intensidade variável, devem continuar afetando o centro e o sul do estado nas próximas horas, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.
Em Itatiaia, a Defesa Civil informou que choveu 196,8 mm acumulados nas últimas 96 horas no Centro e 177 mm em Maromba. Sendo que, nas últimas 12 horas foram registrados 106,2 mm no Centro e 82,6 mm em Maromba. Quedas de galhos e desabamentos foram registrados no município.
Em Barra Mansa, a cota de transbordo do rio Paraíba do Sul é a partir dos 4,50 metros e o nível do rio já atingiu a cota de alerta, com 3,65 metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, a elevação do rio se deu, devido ao grande volume de chuva registrados nas últimas horas nas cidades acima. “Estamos monitorando o rio Barra Mansa e o rio Paraíba do Sul. Já estamos na cota de alerta. Os três maiores acumulados do estado nas últimas 24 horas foram Resende, Itatiaia e Porto Real, então isso reflete diretamente no nível do Paraíba do Sul em Barra Mansa. Essa água praticamente toda está descendo a partir de agora e acaba represando também o rio Barra Mansa”, afirmou João Vitor.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa informou também o registro de interdição de uma casa com desabamento parcial, no bairro Boa Sorte. “Houve um desabamento de um muro de contenção e afetou dois cômodos, são cômodos isolados da casa, por isso foi feito interdição parcial isolando a área para evitar que qualquer pessoa transite naquela localidade. Além disso, a gente está com as equipes monitorando os pontos mais críticos da cidade, temos a previsão de chuva contínua de classificação moderada, podendo chegar a forte, durante todo o dia e isso alcança toda a nossa região de acordo com o Cemadem RJ, então todo o nosso efetivo está de prontidão e as equipes de plantão já estão atendendo as ocorrências que possam surgir”, finalizou João Vitor.