PORTO REAL/RIO DE JANEIRO
Agentes da 100ª Delegacia de Polícia Civil (DP) coordenados pelo delegado titular, Michel Floroschk, com o apoio do Setor de Segurança dos Correios, interceptaram na tarde de segunda-feira, dia 11, mais de trinta quilos de drogas, entre cocaína e maconha, acondicionadas em três encomendas postais. Um homem, de 51 anos, foi preso em Resende.
De acordo com a Polícia Civil, drogas seriam entregues na casa dele, na Baixada da Olaria e retirada pelos traficantes.
A “encomenda” de drogas estava embalada em pacotes plásticos acondicionados em três caixas de papelão utilizadas para postagens e foi encontrada no Centro de Distribuição dos Correios, no bairro Benfica, na Zona Norte da capital Fluminense.
Segundo o delegado Michel Floroschk, a apreensão do material entorpecente aconteceu após investigações do Setor de Inteligência que apuravam que ocorreria uma entrega de uma remessa de drogas via Correios. “A partir de informações de inteligência e monitoramento de integrantes de determinada facção criminosa, foi possível identificar e interceptar a carga antes que chegasse ao destinatário final. Os entorpecentes, embalados de forma a dificultar a detecção, foram localizados em um centro de distribuição dos Correios e recolhidos por agentes da Polícia Civil”, contou Floroschk.
Com apoio dos agentes dos Correios e da Receita Federal, a apreensão, teve o auxílio de cães de faro, que ajudaram a localizar a “mercadoria” de drogas acondicionadas nas caixas. As “mercadorias” continham 20,420 quilos de cocaína acondicionadas em 6.250 pinos e 10,170 quilos de maconha, divididas em 480 tabletes e tinham como destino Porto Real. O valor total da apreensão é de R$ 149 mil.
O trabalho também contou com o apoio da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES) e seu cão de faro Abby em conjunto com a Subgerência de Segurança Corporativa (SGSEC/RJ). “Vale destacar a importância da cooperação com os Correios e a Receita Federal, pois o uso de métodos de transporte disfarçados, como o envio postal, vem sendo uma prática recorrente entre traficantes que tentam burlar o sistema de segurança”, disse o delegado.
Preso
Na tarde desta terça-feira, dia 12, os agentes da Delegacia de Porto Real realizaram diligências em Resende para localizarem um homem, que receberia as encomendas de drogas. Os policiais foram até um imóvel no bairro Baixada da Olaria e conseguiram prender o suspeito, de 51 anos. Ele foi levado para a Delegacia e foi autuado por associação de tráfico e tráfico de drogas.
Segundo o delegado Michel Floroschk, em depoimento ele contou que recebia um dinheiro para dar o endereço de sua residência para receber a mercadoria. “O preso emprestava o endereço de sua casa, em troca do recebimento de uma certa quantia, para que o material entorpecente fosse enviado para sua residência. Quando chegava o material, os integrantes da facção criminosa passavam lá e pegavam a ‘encomenda’. Usam o preso por ele ser vulnerável. Ele era da comunidade, uma pessoa dependente de álcool e de droga”, informou Michel.
O suspeito será encaminhado para a Cadeia Pública de Volta Redonda para audiência de custódia.