RESENDE
A comunidade cristã retoma nesta quinta-feira, dia 31, mais uma tradição religiosa durante o feriado de Corpus Christi: os tapetes florais. Confeccionados nas imediações de instituições religiosas utilizando material reciclado e restos de serragem, folhagem, casca de ovo, pó de café dentre outros produtos, os tapetes servem de cortejo para a procissão de celebração do corpo de Jesus Cristo – ápice do feriado religioso.
Em Resende diversas comunidades coordenam a montagem dos seus tapetes, aguardando a procissão que ocorre sempre após a Missa de Corpus Christi, entre as mais pontuais constam as comunidades do Paraíso, Cidade Alegria, Vila Julieta/Vila Santa Cecília, Campos Elíseos, Centro e Vargem Grande.
A equipe do A VOZ DA CIDADE percorreu a cidade e constatou equipes empenhadas na montagem dos tapetes em duas comunidades, a do Paraíso e do Centro. No Paraíso os tapetes florais são confeccionados pelos voluntários diante da porta principal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na calçada da Praça Odilon Motinha, situada na Avenida Nossa Senhora de Fátima. A missa será celebrada às 17 horas, seguida da procissão pelo entorno da igreja e o cortejo passando pelos tapetes. Jovens, crianças e adultos dedicaram o período da manhã para a montagem dos tapetes. Com cores e formas distintas, os tapetes expressam a fé dos fiéis preenchendo imagens alusivas ao catolicismo como a pomba branca, símbolo da paz e também do Divino Espírito Santo. “Eu participo sempre que posso, acho bonito fazer os desenhos e também expresso a minha fé”, disse a jovem Talita Mendonça, envolvida no serviço que reunia cerca de 20 pessoas.
No Centro, a comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, montaram os tapetes florais no entorno da igreja e também na Praça Oliveira Botelho. No local, cerca de 30 pessoas entre integrantes de entidades comunitárias, instituições e moradores elaboraram um tapete de aproximadamente 40 metros, utilizando material reciclado. O serviço teve a animação de músicos sertanejos, embalando os voluntários coordenados pelo historiador Claudionor Rosa. “O tapete floral é uma tradição religiosa e cultural, centenária, mantida pela comunidade católica. São produtos que iriam para o lixo e reunimos para montar as imagens nos tapetes, que servem para a procissão de Corpus Christi”, disse.
A estudante Naiara Dias, levou material para a confecção dos tapetes, lembrando que todas as imagens estarão prontas no período da tarde. “É o início do preenchimento das imagens, eu trouxe papel e pó de café utilizado. Acho importante esta tradição de fé ser mantida anualmente”, disse. Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição a missa será realizada às 17 horas, seguida da procissão.