ESTADO
A fim de mobilizar as principais lideranças do partido, o Presidente Nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, esteve à frente do primeiro encontro estadual presencial do Cidadania 23 RJ, realizado na última quinta feira(7), na sede da Associação Comercial de Niterói. Além de parabenizar os prefeitos e vereadores eleitos, Comte destacou que o Cidadania deve se fortalecer ainda mais nos próximos dois anos para enfrentar as eleições de 2026. Da região esteve presente o vereador reeleito de Resende, Tiago Forastieri e o suplente Jorginho.
“Muito importante receber companheiros de várias regiões do estado. Precisamos comemorar muito a vida, a democracia. Nosso partido está de parabéns pelos prefeitos e vereadores, eleitos e reeleitos que até fizeram sucessores com grande votação. Esses resultados demonstram como o nosso partido está no caminho certo e se fortalecendo para as eleições de 2026”. Destacou, Comte Bittencourt
O prefeito reeleito de Macaé, Welberth Rezende, presidente estadual do Cidadania, disse durante o encontro o quanto Comte simboliza uma gestão de qualidade, ética, sendo a sua referência como liderança política:
“Quase 20 anos no Cidadania, fico feliz de reencontrar os companheiros e tenho muito orgulho de fazer parte deste partido que tem compromisso em crescer com qualidade”. Disse, Welberth.
O encontro teve também o objetivo de firmar metas para a gestão dos próximos mandatos dos prefeitos e vereadores. Em vários municípios, o partido precisará reafirmar nas Câmaras Legislativas o compromisso do Cidadania com a democracia e defender importantes bandeiras como o acesso à educação pública.
Entre os presentes, esteve Luciano Santos Rezende, ex-prefeito de Vitória de 2013 a 2020, que se tornou um exemplo nacional de gestor. No encontro, Luciano ministrou uma palestra sobre a gestão de qualidade em políticas públicas.
A militante Jane de Castro Cardoso recebeu uma placa de homenagem do partido por décadas de fortalecimento ao Cidadania. Ao final do encontro, o homenageado foi Comte Bittencourt que agradeceu a todos.
Representantes do partido aproveitaram a oportunidade para divulgar os cursos que a FAP(Fundação Astrojildo Pereira) está oferecendo voltados para a gestão de prefeitos e vereadores. A FAP é uma instituição aberta para análise, estudos e debates das complexas questões da atualidade e tem como principal objetivo difundir os ideais democráticos e os princípios republicanos.
Em 2024, o Cidadania elegeu quatro prefeitos, um vice-prefeito, além de 41 vereadores.
Prefeitos eleitos: No estado do Rio: Bernard Tavares, de Carapebus; Valmir Lessa, de Conceição de Macabu; Fabinho, de Iguaba Grande e Welberth Rezende, de Macaé. O vice-prefeito eleito do Cidadania foi Borginho de Carapebus. Bernard Tavares e o seu vice Borginho foram eleitos com 63,53% dos votos válidos e 7.464 votos recebidos. Valmir Lessa, em Conceição de Macabu, se reelegeu com 63,81% dos votos dados a todos os candidatos. Em Iguaba Grande, Fabinho teve 95,09% dos votos. Ele contou com o apoio do atual prefeito Vantoil Martins. Welberth Rezende, que preside o Cidadania estadual e é prefeito de Macaé, foi reeleito com 111.953 votos, 85,60% dos votos válidos.