Lei de incentivo ao montanhismo é promulgada em Resende

0

RESENDE

O vereador Tiago Forastieri (PP) comemorou a promulgação da Lei n.º 3.654/2021 que estabelece o montanhismo e a conservação, sinalização e proteção das trilhas e vias de escalada como de relevante interesse para o município, incentivando o ecoturismo.

De acordo com Forastieri, o intuito da Lei é estimular as práticas da escalada e da caminhada em meio à natureza, bem como contribuir para o aquecimento da economia local, sem, no entanto, descuidar da conservação ambiental. “Por suas belezas naturais, Resende é dona de um dos maiores potenciais turísticos da região, mas ainda não consegue aproveitá-lo da melhor forma. Queremos equilibrar a exploração do ecoturismo e as sustentabilidades econômica e ambiental. Sabemos que o turista que procura esse tipo de atividade tradicionalmente valoriza e cuida do meio ambiente, portanto, esse é um objetivo bastante viável”, destaca o parlamentar.

A lei prevê que o montanhismo passe a fazer parte da programação esportiva, turística e cultural de Resende e autoriza a prefeitura a implantar um programa de apoio à conservação dos recursos e dos ecossistemas de montanha. Pela lei, a administração municipal fica também autorizada a adotar medidas que promovam a acessibilidade, a sinalização e a conservação de trilhas, acessos e vias de escalada, sempre procurando minimizar o impacto ambiental.

Tiago destaca, ainda, a importância do montanhismo para saúde física e mental. “Além de ser uma prática esportiva, o montanhismo é considerado uma forma de combater o stress e os problemas típicos da vida urbana em geral. O forte contato com a natureza que essa atividade proporciona traz mais qualidade de vida para quem a pratica”, comenta Forastieri.

Deixe um Comentário