>
728x90 3

Programa Saúde na Escola atinge 100% das metas definidas pelo Estado em Itatiaia

Por Cyntia Freitas
50.cf.res.cidades.programa saúde na escola atinge.1.profissionais.divulgaÇÃopmi
bnr am aniv resende 970x150

ITATIAIA

Com o objetivo de garantir as ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dos estudantes da rede pública de ensino, o Programa Saúde na Escola (PSE) atingiu 100% das metas definidas com o governo estadual. O PSE retomou suas atividades em Itatiaia em março de 2023, depois de pactuação em dezembro do ano anterior, para vigência no biênio 2023 / 2024.

A iniciativa é desenvolvida em conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde, coordenada pelo enfermeiro, Flávio Crizio, em articulação com a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional da Secretaria de Saúde, Patrícia Maia, além da participação do setor de  Saúde Bucal, apoio de Vigilância em Saúde, Postura 10, e-Multi – nova terminologia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e as Estratégias de Saúde de Família (ESFs), com a participação de enfermeiros.

50.cf.res.cidades.programa saúde na escola atinge.2.temas.divulgaÇÃopmi (3)

Prevenção à violência e promoção cultura e paz, cidadania e direitos humanos, alimentação saudável são temas enfocados no PSE – Divulgação PMI

De acordo com Flávio, na ação os profissionais de saúde enfocam temas, dentro da faixa etária de cada unidade escolar, como prevenção à violência e promoção cultura e paz, cidadania e direitos humanos, alimentação saudável e prevenção da obesidade. Também são abordados assuntos como a promoção da atividade física, da cultura de paz e direitos humanos, prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas, saúde ambiental, bucal, auditiva, ocular, mental, sexual e reprodutiva, prevenção do HIV/IST, verificação da situação vacinal e questões de demanda livre solicitados. Ele explica que antes de sua retomada o programa estava inativo há pelo menos três anos, passando por uma reestruturação pela gestão atual. Durante as atividades do Programa Saúde na Escola são abordados assuntos pactuados e organizados mensalmente, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Secretaria de Educação. “O PSE trata de questões importantes para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, debatendo políticas de saúde e educação voltadas as crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade”, explica Flávio.


PROPOSTA

A secretária de Educação de Itatiaia, Márcia Sabadini, destaca que o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que podem comprometer o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. “O público-alvo do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, a comunidade escolar e a Educação de Jovens e Adultos”, afirma Márcia.

O secretário de Saúde de Itatiaia, Guilherme Amaral, conta que para alcançar os objetivos do Programa, a iniciativa é constituída por alguns componentes, que englobam questões como a avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública, além da promoção da Saúde e de atividades de Prevenção e monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes, entre outras. “Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE trata a saúde e educação como parte de uma formação ampla para a cidadania”, conclui.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos