Barra Mansa sedia reunião técnica de Secretários de Educação de 12 municípios da região

0

BARRA MANSA
A Secretaria de Educação de Barra Mansa promoveu nesta segunda-feira (25), reunião técnica entre os secretários responsáveis pela Pasta da região. O encontro realizado no Auditório Marcolino Pereira do Nascimento, no Parque Natural Municipal de Saudade, teve como foco a troca de experiências e a discussão das  estratégias  educacionais a serem adotadas no  período de pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Secretário de Educação de Barra Mansa e vice-prefeita – Foto: Fábio Guimas

O encontro contou com a representação de 12 municípios: Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis,  Rio Claro e Vassouras.  Integrantes do Big Band do Projeto Música nas Escolas abrilhantaram a abertura do encontro.
A vice-prefeita, professora Fátima Lima, presente ao evento, afirmou que toda sociedade está preocupada com a retomada das aulas. “Este é o momento ideal para discutirmos a questão de maneira ampla, a fim de que possamos começar o ano letivo, seja virtual ou presencial, de maneira segura. Certamente, as experiências vivenciadas pelos diversos municípios possibilitarão o planejamento e a elaboração de diversas  diretrizes coesas para toda a região”, disse.

O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Vinicius Pires de Barros, considerou que durante 2020 cada município, de maneira específica, implantou medidas para suprir as aulas presenciais. “Cada um de acordo com sua realidade, adaptou as ações visando levar até os alunos conteúdos que proporcionassem interação e integração. Com essa reunião, pretendemos, de maneira estritamente técnica, buscar unidade, para que nossos alunos e professores possam ser beneficiados com a retomada do ano letivo, seja  presencial ou de forma híbrida, de maneira gradual, considerando os números da pandemia, bem como as ações preventivas”, analisou.
A expectativa do secretário de Educação de Angra dos Reis, Paulo Fortunato Abreu, é a partir do encontro, levar para o município propostas assertivas que viabilizem o ensino remoto a partir de 8 de março. Neste mesmo contexto, a secretária de Barra do Piraí, Gloria Guimarães, disse da importância das ações unificadas. “Em 2020, tivemos cerca de 8,5 mil alunos de 42 unidades escolares em aulas remotas e queremos seguir um plano regional de educação”, destacou.

Foto: Fábio Guimas

Durante o período da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de expor as experiências desenvolvidas em cada localidade. À tarde, foi realizada plenária para refletir as demandas comuns existentes e encaminhamentos possíveis de serem realizados. Outros encontros estão previstos trimestralmente.

error: Conteúdo protegido !