VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza esta semana, entre os dias 4 e 8 (segunda a sexta-feira), mais uma etapa do programa Revi-VER para cirurgias de catarata. De acordo com a secretaria, serão realizadas nesta fase 640 cirurgias de catarata, 70 de pterígio, além de 300 revisões após 30 dias do procedimento e 300 exames de biometria.
Ao longo desta nova etapa do Revi-VER, também serão realizados 200 procedimentos de YAG Laser, popularmente conhecido como “limpeza da lente”, necessário em alguns casos após a cirurgia de catarata.
Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel. Os pacientes atendidos foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O médico-veterinário Olau Alves Borges, de 69 anos, morador do bairro Conforto, elogia a iniciativa da administração municipal. “Fiz a cirurgia no globo ocular direito e hoje farei no esquerdo. Estou confiante que tudo dará certo. Essa iniciativa da prefeitura é sensacional. Com o aumento da expectativa de vida, muitas pessoas passarão a ter esse tipo de problema. E sem essa iniciativa, grande parte não teria como fazer a cirurgia”, ressaltou o veterinário.
Novos agendamentos para o Revi-VER
Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no programa. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família (UBS ou UBSF) mais próxima da residência, munido do cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.