RESENDE
Desde esta sexta-feira, dia 1º, os veículos emplacados em Resende isentos do pagamento da tarifa de pedágio na Praça de Itatiaia, localizada no km 318 da Rodovia Presidente Dutra, na BR-116, passam a utilizar as pistas automáticas. Com a medida, eles deixarão de utilizar a faixa auxiliar, que era obrigatória.
Segundo a concessionária CCR Rio SP, que administra a Via Dutra, a mudança visa proporcionar mais fluidez e agilizar a passagem dos veículos com placas de Resende pela praça de pedágio em Itatiaia, para reduzir as filas. “O objetivo da mudança e dar mais fluidez e segurança para os motoristas. Uma vez que dependendo do horário havia formação de fila na passagem dos veículos cadastrados pela pista auxiliar. Ela continuará operando normalmente para os veículos isentos – como veículos oficiais e motociclistas, e para passagem de cargas especiais”, explicou a Assessoria de Imprensa da Concessionária.
Ainda de acordo com a CCR Rio SP, os motoristas não precisam fazer nenhum tipo de cadastramento. “Os veículos de Resende são isentos pela placa do automóvel. Com a mudança, todos os carros com placas de Resende entram automaticamente no sistema da concessionária com os dados fornecidos pelo Detran-RJ. É só passar nas pistas automáticas, é feita a leitura e a cancela é aberta para passagem”, informou a Assessoria.
Outra preocupação dos motoristas de Resende é com relação a tag de pedágio que serve para o pagamento automático, sem a necessidade de parar. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Concessionária, quem tem a tag também deve passar pela pista automática. “Os veículos de Resende são isentos pela placa do veículo. Por isso, independe se tem tag ou não. O motorista precisa passar pela pista automática, é feita a leitura da placa de Resende, e em seguida é anulado a cobrança da tag. Com isso, o valor do pedágio não será cobrado”, explicou.
Em casos de dúvida, o motorista pode entrar em contato com a concessionária CCR Rio SP pelo telefone: 0800-017-3536 ou ainda pode solicitar ao endereço eletrônico [email protected]
a placa do automóvel, bem como, o documento CRLV do veículo para obtenção da isenção.