VOLTA REDONDA
Com a chegada da primavera, o Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) alerta a população para o aumento da presença de gambás nas áreas urbanas, especialmente durante o período de reprodução, que ocorre entre a primavera e o verão. Os gambás são animais silvestres protegidos por lei e essenciais para o controle de pragas, como carrapatos e escorpiões. Por isso, o biólogo do Zoo-VR, Almir Fraga Folly Júnior, pede que a população evite qualquer tentativa de captura ou agressão a esses animais, acionando o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 para resgates ou entrando em contato com o zoológico pelo número (24) 3512-9830.
Segundo Almir, os gambás desempenham um papel vital na manutenção do ecossistema ao predarem animais peçonhentos e contribuírem para o equilíbrio ambiental. “Estudos mostram que um gambá pode consumir até oito mil carrapatos por dia. Sem eles, há um descontrole dessas pragas, além de riscos à nossa segurança sanitária”, explica o biólogo.
Com o início do período reprodutivo, o Zoo-VR já registrou o resgate de cerca de 50 filhotes de gambá. Esses animais, ao serem levados para o zoológico, recebem cuidados específicos de reabilitação para sua reintegração ao ambiente natural. Para os filhotes, o tratamento envolve o setor de Neonatologia, onde são cuidados para evitar o apego aos humanos e o desenvolvimento de comportamentos que dificultariam sua sobrevivência na natureza. Já os gambás adultos que chegam saudáveis são rapidamente devolvidos a seus habitats, enquanto aqueles feridos passam por tratamento veterinário antes de retornarem ao ambiente natural.
Almir também destaca que os gambás são protegidos pela legislação ambiental e não devem ser mantidos em cativeiro, salvo em condições autorizadas por órgãos competentes.