BARRA MANSA
Está em fase de teste pela Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, o funcionamento das vagas de estacionamento rotativo que foram criadas ao longo da nova avenida, Roosevelt Brasil, construída no Centro como parte de uma das fases da obra de readequação ferroviária do município, o pátio de manobras. Num trecho inicial, que fica entre a Praça da Liberdade, indo até a parte final da Gare da Estação, todas as vagas no local, cerca de 50, estavam ocupadas na manhã desta terça-feira, dia 29.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, nesse primeiro momento o local está sendo usado provisoriamente para que o fluxo possa ser avaliado, no entanto, ao longo de toda avenida, que vai até próximo ao Parque da Cidade, serão criadas cerca de 130 a 150 novas vagas fixas, dependendo do tamanho do veículo. “Estamos liberando para as pessoas estacionarem para ajudar o comércio. Essas vagas já faziam parte do projeto e outras ainda serão implantadas. Nós vamos fazer o teste na via a partir desta quinta-feira, dia 31, para avaliar a questão da mobilidade no local, então acredito aí que pro mês de novembro já estará tudo liberado”, disse o secretário.
Conforme detalhou serão testados semáforos que ficam atrás da Lojas Americanas e o que fica um pouco mais à frente para que sejam avaliados a questão de tempo, de duração, fluxo e se vai ter algum tipo de gargalo ou a necessidade de alguma adaptação no temporizador ou em faixa de rolamento para que seja feita a liberação total. “Com a chegada do fim de ano, vai haver um aumento na oferta de vagas considerável para quem for ao comércio de Barra Mansa”, completou.
Dificuldade para encontrar vagas
Conforme avaliou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa, (CDL), Gleidson Gomes, é muito importante a liberação desta área uma vez que as vagas na área comercial da cidade são limitadas. “Quando temos criação de novas vagas é muito bom, principalmente com a chegada das festas de final de ano, onde o comércio se prepara para poder atender um número maior de pessoas. E funcionando em sistema rotativo é fundamental para a rotatividade de carros estacionados”, disse o presidente.
O vendedor Paulo Lima mora em Volta Redonda e sempre vem a Barra Mansa por conta do trabalho. Na manhã desta terça-feira ele estacionou o carro em uma das novas vagas e aprovou a iniciativa. “Foi uma boa ideia da prefeitura abrir porque facilita pra gente que trabalha no comércio, nessa área principal da cidade, onde é muito difícil encontrar uma vaga. Hoje as pessoas estão com um poder aquisitivo maior, uma grande parcela da população tem carro e, em contrapartida, o transporte público não funciona muito bem, o que faz com todos saiam com seu veículo seja para trabalhar ou resolver as coisas do dia a dia”, comentou.
A comerciante Graziele de Oliveira, de 47 anos, também aprovou a liberação das novas vagas, principalmente por se tratar de um período que antecede as festas de final de ano. Embora a cidade tenha vários espaços de estacionamento particular, ela observa que existem muitas queixas de clientes que não conseguem uma vaga em área pública. “As pessoas preferem pagar os R$ 2 do estacionamento rotativo do que ter que pagar um pouco mais nos estacionamentos particulares. A criação dessas vagas na nova avenida vai ser muito bom porque vai oferecer mais comodidade e opções aos nossos clientes, e elas estão bem localizadas”, disse.