ANGRA DOS REIS
Dez empresas irão passar por um período de um ano de ocupação e incubação no Parque Tecnológico do Mar, contando com uma série de benefícios voltados ao crescimento e à consolidação. As startups selecionadas participaram de um edital dividido em três etapas, cujo resultado final foi divulgado no Boletim Oficial da Prefeitura de Angra dos Reis disponível em https://bit.ly/BoClassificadas. Os responsáveis pelas startups selecionadas devem entrar em contato com o Parque Tecnológico do Mar para agendar a assinatura do termo de permissão de uso não onerosa, oficializando o início do período de incubação.
De acordo com o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, as empresas incubadas contribuirão para transformar Angra dos Reis em um polo de inovação voltado para a Economia do Mar. “Estamos felizes com a chegada das empresas que participaram do Edital de Ocupação e Incubação do Parque Tecnológico do Mar, e a elas damos boas-vindas, desejando sucesso e aprendizado. O Parque oferece uma infraestrutura completa e benefícios para apoiar o desenvolvimento de negócios em áreas estratégicas, como tecnologia náutica, logística e sustentabilidade”, destaca.
As primeiras 10 empresas selecionadas para o período de incubação de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período, integram os setores:
Alimentos e Bebidas: Valle Fish
Energia: Costa Verde H2V, Dessalinização de Água por Energia das Ondas e Uapê Energias Solares
Saúde e Bem-Estar: TerraMar Biotecnologia
Sociedade e Meio Ambiente: Marulho, ViuPegou
Tecnologia da Informação (TI): Explore Angra, Compara Peças
Varejo e Atacado: Nexaas
Sobre o edital
O edital de Chamamento Público Nº 003/2023/SPP, publicado no Boletim Oficial nº 1.929, de 23 de julho de 2024, foi destinado à ocupação de salas para startups no Parque Tecnológico do Mar, com o objetivo de desenvolver novos negócios com foco na Economia do Mar para Angra dos Reis.
Após o lançamento do edital, o cronograma contou com três etapas: Etapa I – Submissão de propostas, Etapa II – Análises de admissibilidade, e mérito e Etapa III – Apresentação individual dos projetos (pitches). Houve prazos específicos para interposição de recursos em cada fase.
Áreas de atuação das startups
As startups que concorreram à incubação no Parque Tecnológico do Mar podiam atuar em diversas áreas, incluindo setores relacionados à Economia do Mar e outras áreas tecnológicas. Entre os segmentos estavam: náutica e naval, logística, energia, alimentos, economia criativa, meio ambiente e sustentabilidade, tecnologia da informação (TI), tecnologia da automação (TA), além de projetos inovadores em outros campos. Essa diversidade visa promover o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às demandas do setor e impulsionem a inovação em Angra dos Reis.
Benefícios do período de incubação
As dez empresas incubadas contarão com uma série de benefícios para apoiar seu crescimento e consolidação. Estarão disponíveis estações de trabalho, endereço fiscal, internet compartilhada, e estacionamento. Além disso, terão acesso a serviços essenciais como recepção e segurança, diagnósticos empresariais, mentorias técnicas e de negócios, uso do espaço maker e apoio técnico.
As startups também terão prioridade em cursos e capacitações oferecidos pelo Parque e contarão com suporte estratégico para captação de recursos e projetos, além de acesso a serviços de parceiros em condições vantajosas.
Estrutura do Parque Tecnológico do Mar
Localizado no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, o Parque Tecnológico do Mar oferece uma infraestrutura de 1,1 mil m², projetada para atender às necessidades das startups com espaços e serviços estratégicos: Quatorze salas para startups, Dois auditórios, Sala de leitura e estudos, Duas salas de trabalho compartilhado (coworkings), Sala de robótica, Corte a laser e impressão 3D, Laboratório de treinamento em tecnologia da informação (TI), Espaço interativo coletivo, Sala de reunião.