ITATIAIA
Uma cerimônia na sede Jaguar Land Rover, em Itatiaia, marcou a entrega de 100 camas, produzidas a partir da reutilização de pallets, às famílias afetadas pelas tragédias no Rio Grande do Sul. A iniciativa solidária, que envolveu uma parceria com a Casa Firjan, destacou o papel da indústria na reconversão industrial e na promoção de economia circular.
O evento aconteceu na fábrica, contou com a presença do diretor da fábrica, Pedro Gandini, diretor da fábrica e do segundo vice-presidente da Firjan e presidente Sul Fluminense da Federação, Henrique Nora Júnior.
Henrique Nora enfatizou a colaboração entre a federação e a montadora, além do compromisso social da indústria. “Este projeto, desenvolvido em parceria com a Casa Firjan, exemplifica perfeitamente o conceito de reconversão industrial, em que a indústria se adapta para atender às necessidades emergenciais da sociedade”, destacou o segundo vice-presidente.
O projeto para produção das camas teve início quando a Jaguar Land Rover procurou a Firjan para aprender a reutilizar os pallets para esse fim. A equipe do Fab Lab da Casa Firjan, especializada em prototipagem e inovação, desenvolveu o modelo da cama em cerca de duas semanas e ensinou a equipe da automotiva a reproduzi-lo em larga escala.
O prazo inicial de três meses para conclusão do projeto foi significativamente reduzido, permitindo que as 100 camas fossem finalizadas em aproximadamente um mês e meio pelos colaboradores da montadora. “Inicialmente, fizemos doações emergenciais, mas logo nos preocupamos com o processo de reconstrução contínua no Rio Grande do Sul. Foi então que tivemos a ideia de utilizar materiais que normalmente seriam reciclados para construir móveis”, contou o diretor da fábrica, Pedro Gandini. “Nesse momento, entrou a parceria com a Firjan, trazendo todo o conhecimento técnico e de marcenaria, que nos ajudou a desenvolver o projeto que hoje culmina na entrega de 100 camas”, comemorou.
Além de promover solidariedade, a iniciativa também se alinha aos princípios da economia circular, uma prática sustentável que reaproveita materiais e reduz o desperdício. Os pallets que seriam descartados foram transformados em camas de qualidade. “Essa ação reforça que a indústria não é apenas um motor econômico, mas também uma força essencial para o bem-estar social, especialmente em tempos de dificuldade”, ressaltou Henrique Nora. Ele também relembrou a atuação da Jaguar Land Rover durante a pandemia, quando a automotiva contribuiu com o conserto de respiradores – ou ventiladores pulmonares – um dos principais equipamentos no tratamento de pessoas com o coronavírus.
A previsão é que as camas cheguem ao Rio Grande do Sul na próxima terça-feira, dia 22, e contará com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) para a distribuição das doações.