Aciap-BM recebe Furlani
A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM) recebeu na noite de ontem, 7, o prefeito eleito Furlani, que participou da reunião da diretoria executiva. Ele agradeceu à entidade por sua postura imparcial durante o processo eleitoral e se colocou à disposição para discutir temas importantes para o desenvolvimento econômico da cidade. Durante as eleições, a Aciap-BM promoveu encontros com todos os candidatos e realizou um debate transmitido ao vivo, permitindo à população conhecer as propostas. Entre os temas discutidos na reunião estiveram o Condomínio Industrial, o Shopping ao ar livre e as obras do Pátio de Manobras.
Biometria nos estádios
A Alerj aprovou o Projeto de Lei 337/23, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), que exige a implementação de identificação por biometria e monitoramento por câmeras em estádios e arenas com capacidade superior a 15 mil pessoas. A medida visa coibir a violência e identificar torcedores suspensos, criando um banco de dados integrado com órgãos de segurança. O projeto agora segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL). O descumprimento da lei pode gerar multas de até R$ 453 mil. A coleta de dados biométricos deverá seguir a Lei Geral de Proteção de Dados.
Inscrições para o Proeis em Volta Redonda
Estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 11, as inscrições para capacitação de policiais militares que têm interesse em ingressar no Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (Proeis) em Volta Redonda. O programa ocorre na cidade por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Polícia Militar e permite que PMs sejam contratados pela prefeitura para trabalhar em seus dias de folga. A nova etapa do projeto vai oportunizar uma ampliação do policiamento nas ruas de Volta Redonda no período noturno. Ao todo, são 300 vagas para serem preenchidas.
Interessados
Os interessados em participar dessa nova etapa do programa devem se inscrever, a partir das 8 horas, na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3511-3778.
Selo ouro de referência
Em março deste ano, a Casa do Empreendedor de Volta Redonda recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento, que é o prêmio máximo no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. A premiação é uma iniciativa do Sebrae e só leva o Selo Ouro quem consegue cumprir todas as metas propostas pela entidade durante o ano de referência, em um prazo determinado.
Dez municípios finalistas
O serviço do setor também colaborou para que Volta Redonda ficasse entre os dez municípios finalistas na etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria ‘Cidade Empreendedora’. O município foi o vencedor da categoria no Estado do Rio de Janeiro, em março de 2024, o que o colocou em destaque entre os mais de 2,5 mil projetos em todo o país, com 240 municípios finalistas.
Projeto ‘Energia Legal’ em Angra dos Reis
A Enel Distribuição Rio realiza, de terça-feira, dia 8 a sexta-feira, dia 11, o projeto Energia Legal em Angra dos Reis. O objetivo é combater fraudes e furtos de energia, além de conscientizar sobre os riscos dessa prática. Serão oferecidos serviços como atendimento móvel, negociações de dívidas, orientações de segurança, troca de lâmpadas e sorteio de geladeiras. Em 70 edições, a Enel identificou furtos de energia em 26,7 mil clientes, sendo 92% em residências e 8% em comércios.
Palestra na Nova UBM
Em alusão ao Dia da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, o Centro Judiciário de Solução e Conflito e Cidadania (Cejusc), Comarca de Barra Mansa, promoveu na noite desta terça-feira, dia 8, uma palestra no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (Nova UBM). O tema abordado será: “Garantias e Direitos: a Violência Contra a Pessoa Idosa como Violação dos Direitos Humanos” e a iniciativa vai contar com a presença de diversos profissionais, entre eles da área da Saúde, Judiciário, Segurança Pública, Assistência Social, entre outros.
Exercício Simulado na Central Nuclear
A Eletronuclear realizará um Exercício Simulado de Incêndio (ESI) na próxima sexta-feira, dia 11, às 10 horas, na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A atividade contará com a participação da Brigada de Incêndio da empresa e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). O objetivo é treinar os procedimentos de emergência e familiarizar os profissionais com as instalações da CNAAA. A ação ocorrerá no Centro de Gerenciamento de Rejeitos Radioativos de Baixa e Média Atividade (CGR).
Prefeito acompanha montagem da 55ª Exapicor
O prefeito Diogo Balieiro Diniz visitou nesta terça-feira, dia 9, a área do Parque de Exposições, no bairro Morada da Colina, para acompanhar os últimos preparativos para a 55ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor) que marca as comemorações dos 223 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrada no dia 29 de setembro. A festa vai ser realizada só neste mês, por conta das Eleições Municipais.
Seis shows nacionais
Este ano, a Exapicor, que tem entrada gratuita, terá seis shows nacionais, dentre eles, Ferrugem, Teodoro & Sampaio, Filipe Ret e Tilia, o cantor gospel Weslei Santos, Daniel e DJ Zulu, Pagode do Adame, Caju pra Baixo, e Lauana Prado, para animar a população e os visitantes do Sul Fluminense e do Vale do Paraíba curtirem. A primeira nos dias 11, 12 e 13 e a segunda nos dias 18, 19 e 20.
Projeto lutas do Batalhão Agulhas Negras
O Batalhão Agulhas Negras (BAN) NA Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) iniciou o “Projeto Lutas”, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento físico e mental dos militares. O projeto começou, neste mês, com aulas de Karatê e Jiu-Jitsu, que proporcionam aos integrantes do Batalhão um aprendizado sobre técnicas marciais, além de promover disciplina, autocontrole e fortalecimento do espírito de equipe. O “Projeto Lutas” continuará com a introdução de novas modalidades. Dentre elas, Judô, Boxe e Krav Maga, visando o bem-estar e o desenvolvimento integral dos militares, preparando-os para os desafios físicos e psicológicos da profissão.
Um fato na foto
Cachorro da raça Border collie que atende pelo nome de Floki segue desaparecido
Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estão auxiliando policiais da 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Volta Redonda, na busca por um homem suspeito de atropelar um cachorro da raça Border collie, que atende pelo nome de Floki, no fim da tarde de segunda-feira, dia 7, em um sítio no bairro Candelária. O suspeito, que prestou serviços para uma cervejaria no bairro Aterrado, foi flagrado pela câmera de segurança durante a ação. Após o atropelamento, o cachorro desapareceu, e o dono do animal registrou o caso on-line na Polícia Civil.
Até o fechamento desta edição, a informação era de que Floki havia sido visto bairro Vila Americana.