“Estamos longe de atingir nossos objetivos, o movimento continua”

0

BARRA MANSA

A greve geral dos caminhoneiros entra em seu 4º dia. Não há nada definido. A greve começou na última segunda-feira e gera desabastecimento em vários setores, incluindo aeroportos.

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga do Sul Fluminense (Sinditac), Francisco Wilde, está em Brasília em reunião com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), e outros sindicatos. Ontem o grupo esteve Reunido na Casa Civil com ministros. “A reunião, não teve resultados positivos. Anunciaram a redução de 10% no preço do diesel nas refinarias por 15 dias. O que é isso? É nos taxar de bobos? O movimento continua, estamos longe de atingir nossos objetivos, nosso ritmo de trabalho é de escravidão, o caminho para se conseguir algo é assim. O movimento está unido e fortalecido”, destaca o sindicalista.

Hoje a tarde, o grupo volta a se reunir com o ministério na Casa Civil para debater propostas. “O presidente nos pediu trégua de três dias, não vamos dar, senão perdemos a moral, além disso, disse não estar preparado para a retirada do PIS/Cofins sobre o diesel e ficou de apresentar nova  proposta”, comenta.

SOLIDARIEDADE

No KM 269 da Via Dutra, há uma tenda montada para receber e doar donativos. “A população vem, trazem lanches, alimentação, bebidas, agasalhos, cobertores. Tudo está na tenda, para que todos aqui sejam beneficiados. Eu sou de Porto Seguro (BA) e estou contente com toda essa situação, nunca achei que fosse ter essa receptividade. As cargas perecíveis também estão sendo doadas. Ontem mesmo, doamos algumas coisas, inclusive leite, para um asilo de Barra Mansa”, afirma o caminhoneiro Clei Magalhães.

No local, há cerca de 500 caminhoneiros como explica o caminhoneiro Luiz Cláudio Silveira. “Chegou para nós que há pessoas entrando em ônibus, principalmente os que fazem rota na Dutra, que nós estamos pedindo dinheiro. Não estamos, quero deixar claro isso, são pessoas oportunistas se beneficiando em cima da nossa luta”, declara o caminhoneiro.

 

Falta combustível

O A VOZ DA CIDADE percorreu os principais postos de gasolina de Barra Mansa, em 90% não há mais etanol e gasolina, apenas GNV. Apenas em dois postos ainda tem combustível. No bairro Piteiras e no Jardim Boa Vista, onde há grandes filas.

“Nossa gasolina e etanol acabou ontem a noite, formou uma fila quilométrica e penas estamos com GNV.  Estamos passando por dias difíceis e é importante ressaltar que acabando a greve, não cessam os problemas, demora cerca de quatro dias para normalizar o abastecimento”, destaca o gerente Cláudio Rogério.

REINVINDICAÇÕES

Os manifestantes reivindicam 90% do frete do CTE da Transportadora para o autônomo, tendo em vista o Projeto de Lei 528/2016; Redução do preço dos combustíveis em geral em 50%; Proibir a cobrança do pedágio do eixo suspenso em todas as rodovias (Estadual e Federal); Fim das restrições da ponte Rio-Niterói e serra de Petrópolis, pois a passagem pelo Arco Metropolitano e Magé aumenta o custo e o risco do transporte pela falta de segurança do Estado; Fim da multa de evasão de balança no valor de R$ 5 mil da ANTT; Combate à corrupção na balança; Que a ANTT cumpra o seu papel de reguladora nos meios de transporte.

Deixe um Comentário