ESTADO DO RIO/SUL FLUMINENSE
Nos últimos meses, o deputado federal Reimont (PT-RJ) intensificou as agendas em todo Estado do Rio de Janeiro e o Sul Fluminense foi uma das regiões em que ele mais esteve presente, com visitas feitas a Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Pinheiral. Em uma análise ao A VOZ DA CIDADE sobre o atual cenário desses municípios, ele apontou que o caminho para que o Sul Fluminense retome sua importância política e econômica no cenário nacional depende, principalmente, de mais investimentos na educação e geração de emprego.
Segundo ele, a desindustrialização que atingiu o Sul Fluminense de maneira especialmente aguda e, com isso, a queda da atividade siderúrgica foram o desemprego, a queda da arrecadação e do consumo. “Para melhorar a região, primeiramente, é preciso investir em educação. Este foi o caminho seguido, por exemplo, por países asiáticos, como Singapura, Coreia do Sul, Malásia, Índia, China. Como disse Paulo Freire: ‘ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’. É preciso também, gerar empregos, baixar a taxa de juros, capacitar o trabalhador, garantir que todos tenham direito à moradia, à alimentação e à saúde. Assim o Sul Fluminense vai voltar a ser protagonista na política”, pontuou.
Questionado sobre sua atuação parlamentar para a região, Reimont destacou que, através do seu mandato, foram destinados cerca de R$ 550 mil para a área da saúde, em Barra Mansa, além de R$ 200 mil para Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda. “Em Resende, estive com o candidato a prefeito Valdo Gomes (PT), em Pinheiral com o candidato a prefeito Rivalney Pedrosa (PT), para entender as questões locais. Em Barra Mansa, apoiei a candidatura a vereadora da Fernanda Carreiro (PT). Em Volta Redonda, participei de atividades com candidatas à vereança. Nos últimos meses, ampliei minha atuação em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro para prestar contas do mandato e encontrar lideranças políticas e religiosas.
Minha pauta principal é o combate à pobreza e, como a pobreza infelizmente ainda é uma realidade para muitos, eu preciso ampliar o território da minha atuação”, ressaltou o deputado.
Professor e teólogo, Reimont coordena a Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua e o Núcleo de Educação do Congresso Nacional. O deputado íntegra as comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia. Foi padre franciscano, veio das comunidades eclesiais de base e destacou-se como vereador por quatro mandatos na cidade do Rio.