>
a voz da cidade 970 x 150 px

Resende é finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

Inscrita na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual, a Prefeitura de Resende concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor com o projeto “Resende, uma estação empreendedora”, elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O trabalho está inserido na categoria “Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual”. Resende é um dos 12 finalistas, entre 74 municípios, da etapa estadual do prêmio concedido anualmente pelo Sebrae.

Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas), o projeto mostra que os esforços feitos pela administração municipal ao longo dos últimos 15 meses visando incentivar e fortalecer os microempreendedores individuais do município têm resultados positivos. “Estarmos entre as 12 melhores iniciativas do Estado, com menos de um ano meio de governo, é, sem dúvidas, um privilégio para qualquer gestor público. Mas o que mais nos emociona neste processo é saber que estamos no caminho certo e que nossos esforços estão dando resultados positivos que podem ser comprovados e mensurados por uma entidade séria e respeitada como o Sebrae”, disse o prefeito. Os vencedores de cada categoria serão anunciados em junho, seguindo automaticamente para a etapa nacional do prêmio.

A emissão de alvarás aos microempreendedores é uma das ações que favoreceram a economia do município – Foto: Carina Rocha-PMR

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Marcelo dos Santos Diniz, entre as ações realizadas pela Prefeitura e destacadas no projeto “Resende, uma estação empreendedora” estão a transferência da sede da Secretaria para um local de fácil acesso; a implantação da Sala do Empreendedor, que oferece diversos serviços, além de oficinas de capacitação e palestras; e a redução do tempo e da burocracia para adesão ao MEI e para a retirada do alvará, que hoje é emitido em 48 horas. A Prefeitura também implantou o Espaço do Artesão, que funciona como uma vitrine de divulgação dos trabalhos confeccionados pelos artistas da cidade; criou o Happy Hour do Trenzinho, evento que incentiva pequenos empreendedores que atuam com comida de rua e artigos artesanais; e criou mecanismos para valorização das feiras livres, que ganharam melhores espaços e mais infraestrutura, entre outras iniciativas.


Com o incentivo aos trabalhadores informais ingressando no MEI, Resende registra a redução de 10% do número de profissionais em situação informal e o aumento de 42% do quantitativo de alvarás emitidos pela Prefeitura, que passou de 1.086 em 2016, para 1.550 em 2017.

AGULHAS NEGRAS

Na Região das Agulhas Negras, além de Resende, o município de Itatiaia também é finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor. O município se inscreveu com o projeto “Itatiaia caminha com o MEI junto ao desenvolvimento local”, na categoria “Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)”. E a região conta ainda com Porto Real na disputa da fase estadual com o projeto “Agricultura Legal”, na categoria ‘Pequenos Negócios do Campo”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos