ANGRA DOS REIS/RESENDE
Com o período eleitoral chegando, as cidades de Angra dos Reis e Resende já tem definidos os candidatos que disputarão as prefeituras nas eleições, no dia 6 de outubro, segundo levantamento feito pelo A VOZ DA CIDADE. Cada cidade tem cinco e sete pré-candidatos definidos respectivamente, em sua grande maioria com extensa carreira política na região e com nenhum prefeito tentando a reeleição, pois já cumpriram dois mandatos consecutivos.
Angra tem hoje, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 130 mil eleitores, já Resende tem aproximados 100 mil.
Confira abaixo os nomes que entram na disputa em cada município.
ANGRA DOS REIS
Cláudio Ferreti (MDB)
Cláudio de Lima Sírio, conhecido como Ferreti (MDB), chega à disputa pela prefeitura junto a Jorge Eduardo Mascote (PP), que será pré-candidato a vice na chapa. Ferreti iniciou na prefeitura da cidade em 1985 e foi secretário de Governo e Relações Institucionais do atual prefeito, Fernando Jordão, até abril de 2024. É o nome apoiado pelo prefeito.
Rafael Ribeiro (PSOL)
O engenheiro agrônomo e servidor público Rafael Ribeiro é mais um pré-candidato, tendo Cida Remédio como sua vice na chapa. Rafael promete trazer novas propostas e uma visão inovadora para Angra dos Reis.
Renato Araújo (PL)
Renato Araújo é empresário e pré-candidato pelo Partido Liberal, tendo Karina Caldas, do mesmo partido, como pré-candidata a vice. Seu objetivo é levar para administração pública todo seu conhecimento e expertise do setor privado, complementando assim a gestão da cidade.
Venissius (União Brasil)
Marcus “Venissius” da Silva Barbosa é filiado ao União Brasil e tem quase 30 anos de vida pública e tenta pela primeira vez o cargo de prefeito. Ele já concorreu a deputado federal em 2018 e 2022, ficando como suplente nas duas ocasiões. Até o momento, seu vice ainda não foi definido.
Zé Augusto (Republicanos)
Zé Augusto, ex-subsecretário estadual de Turismo, chega com o pastor Luís Gustavo (PRTB) a disputa pela prefeitura da cidade, como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Zé Augusto, do Republicanos, já foi candidato como prefeito em 2020 e eleito vereador em 2016.
RESENDE
Leonel Policiano (Democracia Cristã)
Leonel Policiano, como pré-candidato a prefeito pelo DC e Pastor David Fretas, como vice, entram na disputa pela primeira vez. Leonel, apesar de iniciante, vem de uma família tradicional na política e seu desejo é trazer renovação para a cidade.
Tande Vieira (PP)
Tande Vieira é pré-candidato a prefeito da cidade pelo Progressistas, enquanto Davi do Esporte (União Brasil) fica a cargo de vice na chapa. Tande foi secretário de Saúde de Resende entre 2017 e 2022, antes de ser eleito deputado estadual em 2022. Agora, ele busca dar um novo passo em sua carreira política, concorrendo à prefeitura de Resende.
Renan Marassi (Republicanos)
O publicitário Renan Marassi Magalhães (Republicanos) está em seu segundo mandato como vereador e aposta agora na pré-candidatura à prefeitura ao lado da Dra. Ana Paula Rechuan (PSD). Renan ficou como suplente, em 2022, como deputado federal.
Valdo Gomes (PT)
Advogado especializado em direito trabalhista, defesa do consumidor e direito público, Valdo Gomes chega como pré-candidato a prefeito, com a parceria de Sandra Prado, sua vice. Ambos são do Partido dos Trabalhadores. Ele pretende trazer sua experiência jurídica para a administração municipal.