BARRA MANSA
Em colaboração com o Sest Senat, as Secretarias de Saúde e Assistência Social ofereceram nesta terça-feira, 30, serviços e orientações no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Floriano dentro da Mobilização Nacional do Dia do Motorista, lembrado no dia 25 de julho.
O Sest Senat promoveu um trabalho de orientação de segurança no trânsito, enquanto profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos atuaram na sensibilização sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com foco no bem-estar dos motoristas, a Secretaria de Saúde (SMS) ofereceu serviços que incluíram exames de glicose, aferição de pressão, vacinação, distribuição de materiais informativos e orientações de saúde, contando também com a presença de fisioterapeuta e psicóloga. Mais de 100 atendimentos foram feitos.
“Dentro de todos os cenários, nós aproveitamos a ocasião para orientar e sensibilizar as pessoas sobre o enfrentamento dessa questão, envolvendo nossos profissionais e a equipe da Assistência Social. Assim, evidenciamos a importância de denunciar e levar informação, tornando mais claro o entendimento do que é a exploração e o abuso sexual infantil. Esse trabalho conjunto permite oferecer suporte e direcionamento para as famílias que sejam afetadas”, disse o coordenador de promoção social do Sest Senat, Luís Renan Gasse Bosoroy.
Para o secretário de Assistência Social de Barra Mansa, Fanuel Fernando, foi essencial a colaboração do Sest Senat na ação para abordagem do tema. “A violência contra crianças e adolescentes perpetua ciclos de desigualdade e sofrimento, afetando tanto a saúde e o bem-estar das vítimas quanto a segurança da sociedade em geral. Ofender, humilhar e praticar castigos físicos, como bater, são algumas das muitas formas de violência e, por isso, é preciso conscientizar os motoristas sobre o respeito aos direitos das crianças e adolescentes”, declarou Fanuel.