Pré-candidato à reeleição, Babton Biondi quer transformar Rio Claro com foco no turismo

Por Carol Macedo

RIO CLARO
O prefeito de Rio Claro, Babton Biondi, pré-candidato natural à reeleição pelo Progressistas, já tem sua pré-candidata a vice definida: Guta Monteiro, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que ocupou a Secretaria de Saúde. Com uma proposta de governo voltada para a geração de emprego e renda através do turismo da cidade, Babton quer tornar Rio Claro um local de destino e não apenas de passagem.
O atual prefeito, que assumiu a cadeira do Executivo em dezembro de 2023, após o falecimento de José Osmar, lembra que os dois trabalharam juntos na prefeitura desde 2016, dividindo o mesmo gabinete. “Eu e Zé Osmar atendíamos juntos, na mesma sala. O nosso gabinete era o mesmo, juntos desde o início. E hoje, nas placas que a gente faz pra inaugurações, eu faço questão de colocar o nome dele sempre. E posso afirmar uma coisa que o Zé sempre falava: Rio Claro sempre teve dois prefeitos. O Zé Osmar e eu, a gente sempre trabalhou muito juntos”, contou Babton.
Ao ser perguntado sobre como era o Babton antes e depois de José Osmar, o pré-candidato afirmou que o antigo companheiro teve um grande impacto em sua vida. “Na verdade, o Babton depois do Zé Osmar é uma pessoa mais visionária, mais comprometida com a parte política, com a parte familiar também, a saber compartilhar de bons momentos com a família e se dedicar ao trabalho. Ter esses dois pesos. Então o Zé Osmar foi uma pessoa que somou muito na minha vida”, enfatizou Babton.
Quando assumiu a prefeitura, Biondi se comprometeu a seguir o plano de governo elaborado com José Osmar até o final do mandato atual. Juntos, enfrentaram problemas com as fortes chuvas, enchentes e quedas de pontes em Rio Claro. Na área da educação, enfrentaram também a falta de pessoal para trabalhar, além dos desafios impostos pela pandemia e outras áreas que precisaram ser reestruturadas na cidade. Ao falar sua pré-candidatura, o atual prefeito aproveitou para refletir sobre os desafios enfrentados. “Foram dois mandatos bem difíceis, mas a gente conseguiu atender muito bem o município. A gente trabalhou muito pra que isso acontecesse”, resumiu o prefeito.
A convenção partidária para formalizar Babton e sua vice, Guta Monteiro como candidatos à Prefeitura de Rio Claro será realizada nesta terça-feira, 30, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Fazem parte da coligação o Progressistas, PDT e Republicanos.
TURISMO
O pré-candidato expressou suas expectativas para a proposta de governo dos próximos quatro anos. “Turismo rural e ecológico vão ser o ponto chave. Agora o foco é o seguinte, a gente tem que ter algumas prioridades. Eu não consigo focar em geração de emprego e renda, se eu não tenho o básico que é a saúde, educação, assistência social, enfim. A gente fez esses primeiros investimentos nas infraestruturas que estavam precárias. A gente conseguiu atualizar o município de Rio Claro, preparar o município pra que a gente possa investir. E hoje, a cara que eu estou começando a dar ao governo é através do nosso novo sistema de turismo. A gente licitou o projeto de Trilhas de Longo Curso, e vai ser, se não me engano, a maior da América Latina”, afirmou Babton.
A intenção é atrair a atenção de todo o Estado do Rio de Janeiro, movimentando o turismo da cidade, de forma acessível, gerando emprego e renda e transformando Rio Claro em um destino turístico, com opções de caminhada (179,15 quilômetros), bicicleta (171,94 quilômetros), caiaque (20,59 quilômetros), cavalgada (174,35 quilômeteos).
Incluindo todos os distritos de Rio Claro no mapa turístico, o projeto contemplará todo o município. A prioridade será a trilha de ciclismo, utilizando os trilhos do trem, com aproximadamente 40km de distância entre Getulância e Lídice, passando por dentro de Rio Claro. “No percurso de longas trilhas vai ter trilha de cavalgada, vai ter trilha de caminhada, de ciclismo, que é a nossa prioridade. E tem os diversos pontos turísticos que foram pontuados e que vão estar dentro de um aplicativo, onde você vai fazer o login e vai recebendo as informações. Já tá desenhado, já tá andando. Sempre existiu esse sonho de voltar com o trem de Barra Mansa a Angra, no início a gente tentou fazer a ciclovia, não conseguimos. E agora a gente licitou pra fazer uma ciclovia dentro do município de Rio Claro, sem envolver os três municípios, que fica mais fácil”, detalhou o pré-candidato.
Segundo Babton, o projeto incluirá parcerias entre o setor público e privado, aproveitando os muitos atrativos naturais da cidade para criar novas oportunidades de emprego e renda. “A iniciativa é da prefeitura e a coisa vai se agregando através de parcerias. Porque Rio Claro tem muito atrativo, mas não tem produto. Temos muitas cachoeiras, muitas montanhas. E é um turismo que vai pessoas com muito e pouco dinheiro. É um turismo acessível que vai trazer as pessoas pra Rio Claro. O meu pensamento é, mesmo que seja a médio prazo, eu preciso dar o pontapé inicial. Eu vou mostrar que a gente tem condições”, concluiu Babton.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos