SUL FLUMINENSE
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Sul Fluminense entram em greve a partir da próxima terça-feira, dia 23. No Estado, o movimento grevista começou na última terça-feira, dia 16.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev)- regional Sul Fluminense, Irineu Santana, uma reunião acontece na próxima segunda-feira, dia 22, com as diretorias regionais. “Segunda nos reunimos em Barra Mansa e Volta Redonda, com diretoria e funcionários. A partir de terça, todas as agências estarão fechadas por tempo indeterminado, nossa negociação é com o governo federal que não cumpriu nada do que foi negociado na última greve”, destaca Irineu.
Dentre as reivindicações está a recomposição das perdas salariais; reestruturação das carreiras; cumprimento do acordo de greve de 2022; reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social; incorporação de gratificações; jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei; revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho; condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade de trabalho; fim do assédio moral institucional; e reestruturação dos serviços previdenciários.
No próximo dia 31 deste mês encerra o prazo para o INSS se adequar à Instrução Normativa 24 (IN24), que transforma os atuais programas de gestão, em programas de Gestão e Desempenho, o que significa uma piora na pressão para cumprimento de metas e a possibilidade de desconto de salário no caso de as metas não serem atingidas, bem como a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os servidores.
Serviços
O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares com conexão com a internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.
Ainda assim, a paralisação pode afetar os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões. A mobilização dos servidores não atinge as perícias médicas.