>

CSN responde ofício do prefeito de Volta Redonda sobre ações contra o pó preto

Por Tânia Cruz

VOLTA REDONDA
Em respondendo ao ofício do prefeito, Antonio Francisco Neto, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informou, na tarde desta quarta-feira, dia 26, que vem realizando reformas intensivas e programada nas três sinterizações da Usina Presidente Vargas (UPV), principais responsáveis pela emissão das partículas sedimentáveis, o ‘pó preto’ na cidade. Nos últimos dias, níveis alarmantes da partícula foram detectados em praticamente todos os bairros do município.
Na nota enviada ao prefeito, a empresa detalhou que tais medidas têm como objetivo principal mitigar as emissões de partículas e reduzir o desconforto da comunidade local que, durante o período de execução dessas intervenções, como consequências das obras, pode haver alguns efeitos colaterais com aumento pontual das emissões, conforme vem sendo percebido nas últimas semanas pela população, gerando incômodo, reclamações e também as cobranças por parte do prefeito.
RESULTADO DAS AÇÕES
Ainda segundo a nota, espera-se que o resultado dessas ações seja percebido já nos próximos dias. Nesse contexto, até o dia 30 de junho, o reparo geral da sinterização 4 estará concluído, o que inclui a substituição de 100 placas do sistema de captação de material particulado ao Precipitador Eletrostático, já a reforma da sinterização 3 que inclui a troca de 600 placas do sistema de captação, tem previsão de duração de mais 22 dias e será concluída até o dia 16 de julho”. “E por fim, segue em andamento a reforma da sintetização 2 que, dada a sua maior complexidade, tem previsão de conclusão em setembro de 2024, completando assim o primeiro ciclo de reforma na fidelizações e que será seguido de outros ciclos de investimento significativos a serem realizados ao longo de 2024 e 2025, o que tange ao constante aprimoramento dos sistemas de despoeiramento desses equipamentos
RECLAMAÇÕES E COBRANÇAS COMPREENSÍVEIS
Na nota, assinada pelo diretor Executivo de Siderurgia da Companhia, Alexandre Lyra, consta também que são reclamações e cobranças compreensíveis e absolutamente justificáveis e, nesse sentido, a empresa está tomando medidas profundas e urgentes para reduzir este incômodo causado à população pelas emissões de particular do sedimentares, até que as obras estejam completamente concluídas. “Dentre elas destaca-se a decisão de reduzir a produção de sinter, especialmente na sintetização 2- principal responsável pelas emissões de material particulado sedimentável – ao limite mínimo possível, necessário apenas a manutenção dos altos fornos operacionais”, narra o diretora na nota, ressaltando que tal medida apesar de trazer impactos operacionais, a Companhia visa reduzir de imediato as emissões desse equipamento, até que sua reforma esteja completamente concluída.
Diz ainda, a nota que, ale, disso, para tentar amenizar os efeitos deste período de transição, foram adquiridos mais de dez novos canhões de névoa, somando agora vinte e um, com os outros onze já instalados anteriormente e intensificadas outras medidas como, a aplicação de polímeros nas pilhas de matérias-primas e carvão e duplicação do efeito de recursos avançados para limpeza, de modo a evitar carreamento eólico do material eventualmente disposto no interior da usina.

Câmara de Vereadores vai promover Audiência Pública para discutir cumprimento de TAC pela CSN

Na sessão de terça-feira, dia 25, o vereador Rodrigo Furtado, teve um requerimento aprovado pela Câmara de Vereadores para a realização de uma Audiência Pública a fim de discutir a poluição em Volta Redonda causada pelo pó preto da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O evento será realizado no dia 19 de setembro.
Rodrigo Furtado, que é presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para fiscalização do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 07/2021) firmado pela CSN com o Ministério Público (MP) para reduzir os níveis de poluição no município, disse que a população não pode esperara mais. Lembrou que a poluição não só está causando sujeira, mas prejudicando a saúde da população com doenças alérgicas e respiratórias assim lotando os hospitais, tanto os públicos como os particulares da cidade.
O parlamentar informou ainda, que nesta quinta-feira, dia 27, ele irá ao Rio de Janeiro para um encontro com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo o vereador, ele estará cobrando intervenção e providência do órgão sobre o caso.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos