VOLTA REDONDA
Jovens de toda a cidade se reuniram nesta terça-feira, 25, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Laranjal, para o encontro do Youth20 (Y20) – Grupo de Engajamento de Juventude, vinculado ao G20 Social. O evento foi promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude de Volta Redonda (CoordJuvVR) para discussão de temas que impactam o Brasil e o mundo.
A coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, explicou que o evento é fruto de um projeto em parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), escolhido pelo Y20 para fazer parte de um dos 30 “Diálogos Regionais” que serão realizados em todo o país neste ano. “Tivemos aqui hoje jovens de toda as partes da cidade que se reuniram para falar sobre as perspectivas da juventude sobre os temas do G20 e do Y20. E além de ser um evento muito importante de mobilização para a nossa juventude, reforça a ação e o valor que a Prefeitura de Volta Redonda vem dando todos os dias para a participação e o protagonismo dos nossos jovens, que são o futuro de Volta Redonda, do Rio de Janeiro e de todo o Brasil”, disse Larissa.
A jovem Stefani Emannuelly Vieira, de 15 anos, aluna do 9° ano no Walmir de Freitas, foi uma das pessoas presentes. “Nunca imaginei participar de um evento desses, a nível internacional. Você se sente muito bem, sabendo que a sua voz vai ser ouvida. O jovem volta-redondense tem muita coisa para falar e este evento é como se estivéssemos com um megafone, podendo falar bem alto o que pensamos”, falou.
A delegação brasileira no G20 receberá todas as discussões feitas na cidade. “Temos rodado o Brasil, dialogando com os jovens de diferentes territórios. É um espaço formal para que a juventude possa discutir temas que impactam o seu dia a dia, porque o que as lideranças do G20 decidirem vai afetar nossa vida, porque irão ou não virar políticas públicas. Quando começamos a perceber isso, descobrirmos a importância da participação. Se vão discutir coisas que impactam nossa vida, precisamos participar do debate”, frisou o chair (presidente) do Y20, Marcos Barão.
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, foi uma oportunidade única aos jovens de debaterem temas que os afetam. Autoridades municipais, estaduais e federais fizeram parte da mesa principal do evento, como o deputado estadual Munir Neto. “É de uma grande valia termos a oportunidade de encaminhar propostas dos nossos jovens para o G20. Estamos trabalhando muito a construção de propostas de políticas públicas para a juventude”, afirmou.
Além do debate, o evento contou com apresentações musicais da Orquestras de Corda do projeto Volta Redonda Cidade da Música e do rapper TH6.
PREPARAÇÃO
Volta Redonda foi escolhida para participar do Y20 devido a ações prévias ao evento principal. Uma delas foi a visita de 25 jovens, entre eles estudantes de escolas públicas do município e universitários do UniFOA e da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda (UFF-VR), à Casa G20 Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 6 de junho. Já entre os dias 17 e 24 de junho, foram realizadas oficinas de mobilizações descentralizadas nas escolas e faculdades da cidade. Uma destas atividades aconteceu na Escola Municipal Walmir de Freitas, no Santa Rita do Zarur.