BARRA MANSA
Pé de moleque, paçoca, broa, quentão, milho verde, caldos, chapéus, roupas xadrez, junho chegou e com ele todos os itens das tradicionais festas juninas. Com as temperaturas amenas, os alimentos quentes ganham os corações dos apaixonados pela festa típica, e aquecem as vendas no comércio.
De acordo com a supervisora de uma loja especializadas em doces e artigos para festas de Barra Mansa, Adriana Porto, o mês de junho, é marcado por pesquisas e início de boas vendas. “As pessoas deixam mais para o mês de julho, agora são poucas, mas já está com venda boa. São muitas festas de amigos, escolas, mesversários temáticos”, conta, informando que itens de decoração e doces são os mais procurados.
Quem compartilha da mesma opinião é o gerente de uma outra loja especializada, Noelson Gonçalves, de acordo com ele, a procura está alta. “Nossos clientes, comentam sobre as festas, há várias programadas para o próximo mês e algumas neste, os produtos estão sempre com bons preços e já estamos preparados com um bom estoque. São várias opções de doces em pote ou barras”, cita.
De acordo com presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa, (CDL-BM), Gleidson Gomes, as festas juninas e julinas são períodos tradicionalmente marcados por um aumento significativo no movimento do comércio local. “Essas celebrações, além de promoverem a cultura e a confraternização, têm um impacto muito positivo nas vendas, especialmente por coincidirem com a chegada do frio. O clima mais ameno estimula a busca por roupas de inverno, aquecedores, e também itens específicos para as festas, como adereços, tecidos e artigos de papelaria para decorações típicas”, enumera o empresário.
A expectativa do comércio carioca é de um incremento de até 2,5% nas vendas até o fim do mês de junho. Segundo Gleidson, no interior esse número historicamente cresce um pouco mais, devido à tradicionalidade desses eventos em cidades pequenas. Portanto, a CDL Barra Mansa aposta em um crescimento de até 3,5% nas vendas no comércio local.
Gleidson destaca ainda que toda época de festa é uma oportunidade valiosa para o comércio e as festas ‘caipiras’ não são exceção. “O espírito festivo contagia a população, que se sente motivada a comprar, seja para celebrar em casa ou participar das festividades comunitárias, em escolas, empresas, condomínios, entre outros”, apontou.
Diante desse cenário, a orientação da CDL Barra Mansa aos lojistas é para que invistam em promoções atrativas, facilitem o pagamento para os clientes, ofereçam descontos especiais e, principalmente, façam uma forte divulgação nas redes sociais. “Essas estratégias são fundamentais para atrair mais clientes e garantir um incremento nas vendas”, conclui Gleidson Gomes.
DADOS
Os lojistas especializados em produtos para as festas juninas estão animados com o aumento do movimento nas lojas. A expectativa do comércio carioca é de um incremento de até 2,5% nas vendas até o fim do mês de junho. É o que mostra a pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio que ouviu lojistas especializados para conhecer a expectativa de venda de produtos para festas juninas.
Segundo os lojistas trajes típicos, roupas completas, peças com estampa xadrez, lenços, chapéu de palha, sapatos, botas e sandálias de couro, adereços (fitas e rendas), bandeirinhas, lanternas, balões, cestos, peneiras e produtos de decoração, artefatos juninos (bombinhas, estalinhos, etc) e prendas, a exemplo do ano passado, deverão ser os produtos mais vendidos. O preço médio das compras será em torno de R$ 120 e os clientes devem utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de débito, Pix e dinheiro.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, para segmentos específicos do comércio as vendas de produtos para as festas juninas devem contribuir para a melhoria do total das vendas no mês de junho. Foram pesquisadas lojas do Centro (48%), Zonas Norte (25%), Oeste (18%) e Sul (9%). A pesquisa mostra também que os lojistas estão apostando na promoção, pagamento facilitado, descontos e kit promocionais como forma de atrair mais clientes.