RESENDE
Mais uma edição projeto “Caminhadas na Natureza” com o Circuito
Cachoeira da Fumaça, acontece neste sábado, dia 8. O evento gratuito e as inscrições já foram realizadas. O percurso com o total de 12km, considerando ida e volta, abrange pontos turísticos e de beleza natural para apreciar durante uma valiosa atividade física.
Segundo o secretário de Turismo do município, Tiago Vieira, o Tisga, é importante lembrar que a caminhada é um evento democrático, aberto a um público abrangente, com jovens, adultos e terceira idade, em grupo ou individualmente, com idade mínima de 14 anos. “Chegamos a mais uma edição, com um percurso repleto de paisagens que destacam a beleza da nossa região. A caminhada é indicada para pessoas que pratiquem atividades físicas regularmente. Esperamos que os participantes desfrutem de mais essa oportunidade maravilhosa de praticar uma atividade física e explorar as belezas naturais do nosso município”, disse Tisga. Ele ressaltou que é importante lembrar que os participantes deverão levar seu lanche e água acomodados em mochila, evitando bolsa de mão. “Para a o circuito, os participantes precisam utilizar calça, camisa, meias e boné ou chapéu, além de levar uma capa de chuva”, complementou.
PERCURSO
A concentração será às 8 horas, na praça principal da Vila da Fumaça com saída as 9 horas. O percurso é todo por estrada de terra, passando por belas paisagens, até chegar na Cachoeira da Fumaça. São, ao todo, 12 km de caminhada. A previsão de término é as 14 horas.
A Vila da Fumaça está situada a 33 km do centro urbano de Resende. Na localidade encontram-se as belas igrejas São Vicente Ferrer e Nossa Senhora dos Aflitos. Já a Cachoeira da Fumaça está situada no Rio Preto e é considerada a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 2 km de corredeiras e 200 metros de desnível. Está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende pelo Decreto Municipal 043/1999. Para conservar a queda d’água foi criado em dezembro de 1988 o Parque Municipal Natural da Cachoeira da Fumaça e Jacuba. A unidade de conservação possui cerca de 180 alqueires.