Serviços e atividades gratuitas sábado, em Volta Redonda, no ‘Conexão Mega Cidadania’ 2024

0

VOLTA REDONDA
No próximo sábado, dia 22, das 9 às 14 horas, a população de Volta Redonda poderá acessar gratuitamente diversos serviços de saúde, cidadania e atividades recreativas durante o “Conexão Mega Cidadania”. As atividades serão realizadas na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília.
O evento é uma realização da Prefeitura de Volta Redonda em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e o Governo do Estado. “Agradeço ao Governo do Estado e ao UniFOA por mais uma parceria que vai atender a quem mais precisa. É uma oportunidade de o Poder Público e as instituições levarem seus serviços para mais perto da população, em um só lugar, além de oferecer um dia de lazer e entretenimento para as pessoas”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosana Marques, falou sobre a importância do evento no sentido de aproximar os serviços públicos da população, unificando os atendimentos em um só local. “Será uma ótima oportunidade para as pessoas solicitarem serviços diferentes em um mesmo lugar, receber atendimento e colocar em dia suas demandas. Queremos facilitar esse atendimento. Além disso, será um momento em que as famílias poderão aproveitar o lazer e entretenimento que estarão disponíveis para todos”, ressaltou a secretária.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) levará diversos serviços dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), como atualização do Cadastro Único (CadÚnico); carteira do idoso; orientação jurídica com o projeto “Advogado Social”; além de orientações sobre projetos como o Criança Feliz – com divulgação do trabalho e oferta de circuito de atividades lúdicas para a primeira infância – e sobre os serviços da Proteção Social Especial. O público também terá à disposição o Salão da Cidadania – um caminhão com corte de cabelo gratuito, além de trancistas e exposição de artesanato.
SAÚDE
Durante o evento, o público poderá atualizar a caderneta de vacinação com aplicações de doses dos imunizantes contra HPV e gripe (Influenza). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também levará profissionais para orientar a população sobre nutrição e ergonomia, além de conscientizar sobre a doação de sangue.
A saúde bucal também terá seu espaço na ação, por meio da equipe de Odontologia do UniFOA, que vai montar um escovódromo e fornecer informações sobre higiene bucal. O centro universitário levará ainda uma mostra de material biológico da turma de Ciências Biológicas da instituição.
ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), serão oferecidos consultoria jurídica; distribuição do Colar de Girassol; além de cadastros para Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para acesso ao abafador de ruído para autistas e para o Censo que visa coletar e atualizar informações sobre pessoas com deficiência na cidade.
CULTURA, ESPORTE E LAZER
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) vai promover um aulão de dança para o público presente; ofertar atividades esportivas como badminton e recreação; e jogos de tabuleiro para a diversão de todas as idades.
A diversão também estará garantida com apresentação musical, e a criançada poderá aproveitar o espaço de contação de histórias, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A Cultura levará ainda o projeto itinerante “Biblioteca Sobre Rodas” – veículo adaptado que contará com um acervo de livros para troca. As pessoas também podem participar levando livros para doar.
EDUCAÇÃO
Pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a seção de Educação Infantil vai levar o Espaço Kids para a criançada. A equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estará no evento com informações sobre a chamada pública para novas matrículas nas dez unidades escolares que ofertam da alfabetização ao 9° ano do Ensino Fundamental, para quem ainda não concluiu os estudos e quer voltar a estudar. A formação é em um tempo menor, com direito a alimentação escolar, uniforme, material e transporte.
A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) será representada por membros da Academia da Vida, que vão distribuir panfletos e divulgar os cursos de atualização e extensão oferecidos pela unidade, voltada para pessoas com mais de 60 anos.
Ainda pela Fevre, o Centro de Qualificação Profissional (CQP) terá um espaço para ofertar vagas para os cursos da unidade, dentre eles Pedreiro de Acabamento e Revestimento Predial; Pedreiro de Alvenaria Predial; Bombeiro Hidráulico Predial; Elétrica Predial; Pintura Predial; e Solda em Eletrodo Revestido, Oxicorte e Manuseio de Esmerilhadeiras.
MEIO AMBIENTE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizará doação de mudas da Mata Atlântica, além de fornecer informações sobre as unidades de conservação da cidade e reforçar com a população os novos números de telefone da secretaria: 3512-9836 (Licenciamento Ambiental); 3512-9835/9841 (Fiscalização Ambiental/Reclamação); 3512-9826/9825 (Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal); e 3512-9829/9830 (Zoológico Municipal).
O espaço de adoção “Família Animal”, iniciativa da SMMA, também estará presente com animais para adoção responsável. Esses animais são provenientes de acumuladores acompanhados pela secretaria, apreendidos ou vítimas de maus-tratos, e animais resgatados nas ruas, que se encontram sob a tutela de protetores independentes ou ONG de proteção animal.
Para adotar um animal é preciso apresentar cópia de um documento de identidade, CPF, comprovante de residência, ser maior de 18 anos e assinar um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre bem-estar animal e guarda responsável.
JUVENTUDE
A Coordenadoria Municipal da Juventude estará no evento orientando e realizando inscrições para cursos de qualificação da escola virtual Co.liga, além de auxílio para produção e impressão de currículos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), por meio da Diretoria de Turismo, estará presente com a Casa do Empreendedor, que vai ofertar serviços para o MEI (Microempreendedor Individual) como abertura, alterações, emissão de alvarás, inscrição estadual, parcelamento e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
A SMDET também fará emissão do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo; e o artesanato também marcará presença com o Projeto Arigó, com produções que têm como tema a cultura, história e paisagem de Volta Redonda e que celebram a memória dos trabalhadores, criando peças que valorizam a identidade local.
O público poderá aproveitar, ainda, jogos e vídeos em óculos de realidade virtual, que serão disponibilizados pelo espaço “Vírgula Hub de Inovação VR”.
OUTROS SERVIÇOS MUNICIPAIS
A administração municipal também estará representada por outros órgãos como a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), que divulgará os serviços, programas e projetos, agendará atendimentos e distribuirá material informativo e itens do projeto Ciclo do Bem.
A Coordenadoria Municipal de Prevenção à Drogas (CMDP) terá seu espaço, onde as equipes atenderão o público e vão expor cartazes e cartilhas. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também vai levar um posto avançado de atendimento para o evento.
A população contará também com serviços do Detran, Procon e INSS
RJ PARA TODOS
A caravana do programa “RJ Para Todos”, da Secretaria de Estado de Governo (Segov), vai atender à população com serviços de emissão ou agendamento de 1ª e 2ª via de identidade (RG); isenção para 2ª via de RG e certidões de nascimento, casamento e óbito; habilitação para casamento; expedição da Carteira de Trabalho (CTPS) Digital; além de balcão de empregos (Sine) e orientações sobre os direitos do consumidor (Procon).
A distribuição de senhas para acesso aos serviços do “RJ Para Todos” será realizada das 9h ao meio-dia.
INSS
O Ministério da Previdência Social levará ao evento o PrevMóvel – veículo que funciona como unidade móvel do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e é uma alternativa para facilitar o acesso da população aos serviços da previdência.
O PrevMóvel vai disponibilizar consulta e impressão de serviços como carta de concessão; certidões de tempo de contribuição e para saque do PIS/Pasep/FGTS; simulações de Direito de Aposentadoria (EC103) e de Tempo de Contribuição; extrato de Imposto de Renda; e declaração de benefícios, entre outros.

 

Deixe um Comentário