ALIMENTOS ARRECADADOS
Até o dia 31 de maio, uma campanha organizada por alunos da Estácio arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados, em parceria com uma igreja de Resende, a famílias em situação de vulnerabilidade e população em situação de rua. A iniciativa faz parte de um projeto extensionista do curso de Direito da universidade, incluído na disciplina de Direitos Humanos. As doações podem ser entregues no campus da Estácio Resende, na Rua Zenaide Vilela, no bairro Jardim Brasília.
OUTRAS INICIATIVAS
A coordenadora do curso de Direito da Estácio Resende, Juliana Vianini, explica que, além deste projeto de combate à fome, os alunos desenvolvem outras iniciativas ao longo do ano letivo. As turmas são divididas em grupos e cada um escolhe um tema relacionado a Direitos Humanos para ser tratado de forma teórica, estudando os conceitos, leis e objetivos; e de forma prática, colocando um projeto em ação em escolas, associações de moradores, comunidades etc.
PEDAL PELAS ÁGUAS
No dia 8 de junho Barra do Piraí vai receber a quarta edição do “Pedal pelas Águas”, um evento esportivo, gratuito e aberto a todos, promovido pelo Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul que conta com o apoio do governo municipal. A concentração do pedal está marcada para às 8 horas, na Praça Pedro Cunha, Largo da Feira. É uma oportunidade para os ciclistas da região unirem a atividade física à conscientização ambiental, objetivando o uso consciente da água. As inscrições podem ser realizadas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPE2AfWZhRokU5lHtL3k_Fxn2RzkLY9VYVwmtaa_7oeLeOMw/formResponse.
FIM DA EPIDEMIA DE DENGUE EM ANGRA-
A Prefeitura de Angra anunciou o fim do estado de emergência de saúde pública em relação à dengue, devido à redução do número de casos registrados no município. Com isso, as tendas de hidratação, que foram instaladas no início de março para atender aos pacientes com dengue, começaram ontem a ser desmobilizadas. As tendas, equipadas com cadeiras de hidratação, médicos, enfermeiros e os insumos necessários, foram uma resposta rápida e necessária para enfrentar a doença durante o período de pico. Essa medida ajudou a agilizar os atendimentos e aliviar a demanda nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA).
CUIDADOS CONTINUAM
É importante ressaltar que, mesmo com o fim da emergência, o município continua em estado de alerta e as ações de combate à dengue não devem ser descuidadas. A população deve continuar realizando inspeções semanais em suas casas e quintais para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Até o dia 16 de maio, na cidade, foram registrados 14.860 casos notificados de dengue, com 10.902 casos confirmados, 2.589 descartados e 1.369 em investigação. Dois óbitos causados pela doença foram confirmados.
Oficina voltada a microempreendedores
A Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap) e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, realizará nesta quarta-feira, às 17 horas, uma oficina com o tema ‘Como definir preço de venda’. O evento é alusivo à Semana do MEI (Microempreendedor Individual), que está acontecendo no país. A atividade será realizada na Aciap, no Centro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (24) 2106-3429.
Melhorias no cemitério
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), tem desenvolvido uma série de melhorias no Cemitério Municipal, localizado no Centro, a fim de oferecer mais conforto e dignidade a todos que passam pelo local. As melhorias incluem a instalação de cinco aparelhos de ar-condicionado em capelas e bebedouros industriais novos na unidade. Além disso, o Cemitério Municipal também está recebendo a ampliação de 190 Lóculos (gavetas) e a reforma de seu centro administrativo.
De acordo com o secretário da SMASDH, Fanuel Fernando, além do cemitério do Centro, os demais cemitérios municipais – de Nossa Senhora do Amparo, de Floriano e de Rialto – receberão a instalação de refletores de LED. Serão 35 unidades distribuídas pelos quatro cemitérios, com o objetivo de melhorar a iluminação dos locais. As novidades também incluem a disponibilização de Internet sem fio (Wi-Fi), permitindo conectividade dos usuários e dispositivos, sem a necessidade de cabos de redes.
EM GRANDE ESTILO
O último dia da Festa do Divino 2024, no domingo, foi marcado por um show enérgico da cantora Ana Carolina, com direito a um tributo à Cássia Eller, que emocionou e agitou todo o público presente em Angra dos Reis. Além da principal apresentação, a noite também foi marcada pelo show do artista local Davi Dias e pelas tradicionais danças folclóricas da Festa do Divino. “Encerramos a Festa do Divino com um saldo muito positivo, com grandes shows de artistas consagrados nacionalmente, sem deixar de lado a cultura local, com apresentações de artistas locais. Por mais um ano, a Festa do Divino reforçou os nossos laços comunitários e a importância de nossas raízes”, comentou o secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques.
QUASE DUAS SEMANAS
Ao todo, a Festa do Divino contou com quase duas semanas de festividades, desde o levantamento do mastro que abriu oficialmente a edição de 2024 até o show de Ana Carolina no domingo. A Festa do Divino é uma das maiores tradições religiosas e culturais de Angra dos Reis e o crescimento do evento nos últimos anos movimenta a economia da cidade, não só com turistas, mas também com a geração de renda através do comércio local e outras atividades.
50 CIRURGIAS REALIZADAS NO ‘COLUNA RETA’
Implantado pela Prefeitura de Volta Redonda com o objetivo de prevenir e oferecer tratamento/correção da escoliose idiopática pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto “Coluna Reta” alcançou no fim de semana a marca de 50 cirurgias realizadas. Os procedimentos, considerados de alta complexidade, foram realizados no Hospital São João Batista (HSJB).
TRATAMENTOS CIRÚRGICOS DE ESCOLIOSE
O ortopedista especialista em coluna, Juliano Coelho, que é responsável pelo “Coluna Reta”, declarou que o objetivo do projeto é fazer o diagnóstico precoce, mas quando necessário, realiza o procedimento cirúrgico para garantir mais qualidade de vida aos pacientes. O diagnóstico precoce é feito durante a triagem realizada nas escolas da rede municipal de ensino; e às sextas-feiras são realizados atendimentos no Estádio da Cidadania, na parte da manhã.
REPARO NA REDE ADUTORA DE ABASTECIMENTO
Na manhã desta segunda-feira, 20, uma equipe do Departamento de Saneamento Urbano, de Porto Real, realizou um serviço de reparo urgente na rede adutora de abastecimento. Segundo informações do Departamento de Saneamento Urbano, um vazamento foi identificado na rede e a substituição da parte quebrada, já foi concluída. O departamento ainda explica que durante o processo de reparo os bairros abastecidos pela rede não foram afetados
MANUTENÇÃO PROGRAMADA NA ADUTORA BENFICA
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que na noite desta terça-feira, dia 21, será realizada uma manutenção programada na adutora do Benfica, para a substituição do acessório responsável pelo abastecimento do bairro Nova Conquista.
Para fazer o trabalho será feita a interrupção temporária do abastecimento de água e a escolha do horário, entre 19 e 22 horas, busca minimizar o impacto causado pela operação.
ECONOMIZANDO ÁGUA
A administração recomenda aos moradores dos bairros Vila Magnólia, Vila Esperança, Vila Odete, Centro, Vila Martins, Vila Niterói, Vila Maia, Jardim Paineiras, Vila Paraíso, Belos Prados, Jardim Itatiaia, Nova Conquista, Campo Alegre, Vila Pinheiro e Estrada da Vila Flórida, que façam o consumo racional de água e tão logo a intervenção programada seja concluída, o abastecimento de água será reestabelecido gradativamente.
‘MENINAS CURIOSAS, MULHERES DO FUTURO’
Ontem os alunos da Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, localizada no distrito de Amparo, receberam a expedição ‘Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro’, realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação ArcelorMittal. A exibição ensina para os alunos a abordagem STEAM, além de contar com teatro e oficinas. Com o intuito de valorizar a mulher na ciência, a exposição também busca despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina como as ligadas à tecnologia, engenharia, arte e matemática. No distrito de Amparo, a expedição ficará disponível até esta terça-feira (21). Já na quarta-feira (22), a carreta estará exposta no Parque da Cidade, localizado na Rua Roberto Silveira, no Centro, aberta para o público geral.