Notas & Notas – 9 de abril de 2020

0

CONTINUIDADE DAS AULAS ON-LINE

O Tribunal de Justiça do Rio emitiu, na quarta-feira, dia 8, decisão favorável à continuidade das aulas não presenciais (on-line), adotadas pela Secretaria de Estado de Educação, como medida preventiva ao Covid-19. A decisão foi proferida como resposta a uma Ação Civil Pública, ajuizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), que alegava o descumprimento do isolamento social.  No despacho da juíza Regina Lúcia de Castro Lima, da 6ª Vara de Fazenda Pública, foi apontada a “preocupação do secretário de Educação, Pedro Fernandes, ao estabelecer diretrizes concretas e plausíveis para ultrapassar o período vivido pelos brasileiros, com o menor prejuízo para os alunos em todas as escolas do estado”.

ISOLAMENTO GARANTIDO

Em relação à necessidade de isolamento, foi destacado que “os alunos que não tiverem acesso à internet receberão o material impresso em suas casas e, após o retorno das atividades presenciais, caso tenham necessidade, terão aulas de reforço. O método de avaliação e provas bimestrais dependerá do período de interrupção das atividades presenciais”.

TRANSPORTE PARA SERVIDORES DA SAÚDE

Foto: Divulgação/PMR


A Prefeitura de Resende já está oferecendo ônibus para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde que moram em outros municípios, como Volta Redonda e Barra Mansa. O transporte começou a funcionar no dia 6 de abril e ficará ativo até o dia 13, conforme o último decreto expedido pela prefeitura. Para que a medida seja colocada em prática com toda segurança e higiene, todos os profissionais acolhidos estão recebendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e orientações, dadas por três monitores, como uso de máscaras, álcool gel e também a aferição da temperatura dos passageiros antes de entrarem no veículo.

NOVA AUDIÊNCIA

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), realizará audiência pública virtual sobre os procedimentos adotados pelas instituições de ensino superior durante a pandemia do coronavírus, como descontos nas mensalidades e a conversão de cursos presenciais em cursos à distância, entre outros aspectos. A reunião online será realizada na próxima segunda-feira, às 15 horas, com participação de instituições, entidades, coletivos e sindicatos de educação superior particular.

FORAGIDO DA JUSTIÇA

Policias do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam na terça-feira, dia 7, um jovem de 22 anos, considerado foragido da Justiça. Ele foi detido após ser denunciado junto com outro jovem, de 21 anos, suspeitos de agredir um homem de 23 anos, na Praça do bairro Nova Alegria, em Resende.

DETRAN NÃO FUNCIONA

O Detran.RJ não funcionará nas próximas quinta-feira, dia 9 e sexta-feira, dia 10, em função do feriado. Os serviços emergenciais retornarão na segunda-feira, dia 13. Os postos onde estão acontecendo às campanhas de vacinação no formato drive-thru abrirão normalmente nos horários estipulados pelas prefeituras de cada cidade. Em breve, os postos do Detran.RJ também serão usados pela secretaria estadual de saúde para realização dos testes rápidos para o Covid-19, em modelo drive-thru.

Um Fato na Foto

Restaurante Popular reabre fornecendo quase 500 marmitex

Foto: Divulgação/PMVR

O Novo Restaurante Popular de Volta Redonda reabriu na quarta-feira, dia 08, após quase dez dias fechado por conta do Plano Municipal de Contingência contra o novo coronavírus. E já no primeiro dia de funcionamento, no sistema de marmitex, foi comprovada essa necessidade. Somente no horário de almoço, das 10h30min às 14h30min, foram vendidas 470 refeições. O jantar é servido das 16h30min às 18h30min. O preço do marmitex é R$ 3,50. “A possibilidade de ter comida nutritiva na mesa, pagando pouco, em tempos de restrição por conta da Covid-19, é, com certeza, uma preocupação a menos para quem pode contar com o serviço do Restaurante Popular. Tenho certeza que acertamos com a reabertura do equipamento por conta da adesão, que observamos já na primeira refeição servida”, falou o prefeito Samuca.

error: Conteúdo protegido !