>
728x90 vacina (1)

  Divulgado resultado sobre Sondagem Popular Sociopolítica do MEP em Volta Redonda  

Por Tânia Cruz

 

 

bnr am aniv resende 970x150

Durante coletiva realizada no final da manhã desta segunda-feira, 30, conselheiros do Movimento pela Ética na Política (MEP) divulgaram o resultado da Sondagem Popular Sociopolítica, edição 2018. Os estudantes que participaram da ação demonstraram determinação e coerência política. O encontro aconteceu na sede Movimento, no bairro Niterói, em Volta Redonda.

Durante a divulgação, o estudante Jehnnerson Junior Silva, de 21 anos diante do resultado foi enfático. “Não troque R$50 por quatro anos. Não venda seu o voto, pode custar a sua vida”, aconselhou o jovem estudante ao comentar uma pergunta de um dos jornalistas presente sobre compra e venda de votos.

Para os conselheiros, houve sinalizadores desafiadores no resultado, principalmente no que diz respeito à abstenção e o ‘risco da escolha somente de novos’. Um das conselheiras comentou que, a escolha de projeto político com 46 % ao invés de somente a pessoa do candidato foi muito significativo.
Durante a coletiva, foram decididos alguns encaminhamentos, como a publicidade do resultado que será disponibilizado aos partidos políticos, encaminhamento às escolas, grupos participantes ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral  (MCCE-Brasília) e também à Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Regional Eleitoral  (TRE), com pedido de palestra para os estudantes do MEP.

RESULTADO

Com participação especial dos estudantes do Pré-Vestibular Cidadão, o MEP através da ‘pedagogia da escuta’, realizou a Sondagem Popular, edição 2018, entre os dias 24 e 27 de abril deste ano. O público alvo, estudantes do Ensino Médio e Superior das instituições com base em Volta Redonda. A metodologia usada foi de entrevistas diretas, aplicadas nas ruas, salas de aulas e nas proximidades das instituições de ensino, totalizando 600 entrevistas.


O resultado da percepção das pessoas sobre o tema Eleições, segundo os conselheiros, como suas expectativas de escolha de candidatos e sistema de governo. No mapa geográfico da Sondagem Popular do MEP de 2018 estão pessoas de 50 bairros de forma ‘pesquisadas’, ligadas à 20 instituições públicas ou particulares, diferentes quadrantes de Volta Redonda. O tema  foi “Eleições: Expectativas de escolhas de Candidatos e Sistema de Governo,

Em relação à expectativa à escolha de candidatos, 41 disseram que farão as escolhas alternadas. Já 37 dos ouvidos relataram que irão escolher somente novos candidatos, enquanto 12 disseram que não irão votar e cinco votarão e farão campanha. Oito dos ouvidos disseram que votarão somente no  partido e dois não responderam ou não souberam responder.

Sobre a pergunta ao votar o que considera mais importante, 46 responderam que o projeto político partidário, 31 falaram que o perfil político do candidato e quatro não responderam ou não souberam responder.

Sobre qual sistema político o eleitor ouvido simpatiza, 55 disseram, a  Democracia Republicana Presidencialista , 14 Democracia Republicana Parlamentarista, 11 o Socialismo, 7 preferem a Ditadura de Esquerda, a Ditadura de Direita, 2 a Monarquia Parlamentarista, 2 a Anarquia, dois não souberam responder ou não responderam, um a Monarquia Absolutista e um também prefere  a Teocracia.

Do total de entrevistados, 55  foram do sexo feminino e 45 do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 44, de 18 a 30 anos, 26 de  14 a 17 anos, 15 entre 31 e 50 anos, seis de 51 a 70 anos, e  7 de 71 em diante. Dois não responderam ou não souberam responder.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos