Durante coletiva realizada no final da manhã desta segunda-feira, 30, conselheiros do Movimento pela Ética na Política (MEP) divulgaram o resultado da Sondagem Popular Sociopolítica, edição 2018. Os estudantes que participaram da ação demonstraram determinação e coerência política. O encontro aconteceu na sede Movimento, no bairro Niterói, em Volta Redonda.
Durante a divulgação, o estudante Jehnnerson Junior Silva, de 21 anos diante do resultado foi enfático. “Não troque R$50 por quatro anos. Não venda seu o voto, pode custar a sua vida”, aconselhou o jovem estudante ao comentar uma pergunta de um dos jornalistas presente sobre compra e venda de votos.
Para os conselheiros, houve sinalizadores desafiadores no resultado, principalmente no que diz respeito à abstenção e o ‘risco da escolha somente de novos’. Um das conselheiras comentou que, a escolha de projeto político com 46 % ao invés de somente a pessoa do candidato foi muito significativo.
Durante a coletiva, foram decididos alguns encaminhamentos, como a publicidade do resultado que será disponibilizado aos partidos políticos, encaminhamento às escolas, grupos participantes ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE-Brasília) e também à Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com pedido de palestra para os estudantes do MEP.
RESULTADO
Com participação especial dos estudantes do Pré-Vestibular Cidadão, o MEP através da ‘pedagogia da escuta’, realizou a Sondagem Popular, edição 2018, entre os dias 24 e 27 de abril deste ano. O público alvo, estudantes do Ensino Médio e Superior das instituições com base em Volta Redonda. A metodologia usada foi de entrevistas diretas, aplicadas nas ruas, salas de aulas e nas proximidades das instituições de ensino, totalizando 600 entrevistas.
O resultado da percepção das pessoas sobre o tema Eleições, segundo os conselheiros, como suas expectativas de escolha de candidatos e sistema de governo. No mapa geográfico da Sondagem Popular do MEP de 2018 estão pessoas de 50 bairros de forma ‘pesquisadas’, ligadas à 20 instituições públicas ou particulares, diferentes quadrantes de Volta Redonda. O tema foi “Eleições: Expectativas de escolhas de Candidatos e Sistema de Governo,
Em relação à expectativa à escolha de candidatos, 41 disseram que farão as escolhas alternadas. Já 37 dos ouvidos relataram que irão escolher somente novos candidatos, enquanto 12 disseram que não irão votar e cinco votarão e farão campanha. Oito dos ouvidos disseram que votarão somente no partido e dois não responderam ou não souberam responder.
Sobre a pergunta ao votar o que considera mais importante, 46 responderam que o projeto político partidário, 31 falaram que o perfil político do candidato e quatro não responderam ou não souberam responder.
Sobre qual sistema político o eleitor ouvido simpatiza, 55 disseram, a Democracia Republicana Presidencialista , 14 Democracia Republicana Parlamentarista, 11 o Socialismo, 7 preferem a Ditadura de Esquerda, a Ditadura de Direita, 2 a Monarquia Parlamentarista, 2 a Anarquia, dois não souberam responder ou não responderam, um a Monarquia Absolutista e um também prefere a Teocracia.
Do total de entrevistados, 55 foram do sexo feminino e 45 do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 44, de 18 a 30 anos, 26 de 14 a 17 anos, 15 entre 31 e 50 anos, seis de 51 a 70 anos, e 7 de 71 em diante. Dois não responderam ou não souberam responder.