PORTO REAL
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, finalizou, na última semana, mais uma etapa do Levantamento Rápido de Índice Para Aedes aegypti (LIRAa). Os agentes de combate às endemias realizaram o trabalho em diversos pontos do município e verificaram uma queda significativa em termos de amostras positivas para Aedes aegypti. Conforme dados do Governo do Estado do Rio de Janeiro a redução dos casos de dengue chegou à casa dos 50% no mês passado.
A coordenadora de Vigilância Sanitária, Cássia Pitasse explicou que o LIRAa trata-se de um método simples e eficaz para entender onde o mosquito está. “O LIRAa é importante porque nos dá informações detalhadas sobre onde o mosquito está e que tipo de recipientes ele usa para se reproduzir. Com esses dados, podemos planejar melhor como controlar o vetor e reduzir o risco de doenças. Também nos ajuda a ver a eficácia dos nossos métodos de controle e envolver a população na luta contra o Aedes”, esclareceu a coordenadora.
A subsecretária de Saúde, Ana Carla Carvalho disse que os resultados são reflexos de um trabalho estratégico, com atuação em diversas vertentes. “Ações como: passagem do UBV, inspeções diferenciadas exercidas pelos agentes, criação das brigadas, ação diferenciada semanal no Hospital Municipal e nos pontos estratégicos, além de intensa conscientização da população, são estratégias que fazem toda a diferença”, apontou a subsecretária.