Bloco do Boi leva milhares de foliões às ruas de Barra Mansa

0

BARRA MANSA
Após dois anos sem agitar as ruas de Barra Mansa por conta da pandemia da Covid-19, neste sábado e domingo, dias 23 e 24, o tradicional Bloco do Boi desfilou pelas ruas do município arrastando milhares de foliões. De acordo com a Guarda Municipal, cerca de 15 mil pessoas acompanharam o bloco em cada um dos dias, totalizando 30 mil foliões.
O prefeito Rodrigo Drable acompanhou o desfile neste domingo, 24, e exaltou a tradição do bloco. “Essa é a maior demonstração de alegria que uma cidade pode ter. É um orgulho muito grande para Barra Mansa ter o Bloco do Boi, que é o maior e mais antigo bloco de carnaval da nossa região”, disse.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou da importância cultural e histórica do bloco, que completou 76 anos em 2022. “O Bloco do Boi é o evento cultural mais tradicional da cidade. Ele ser o único a desfilar, nesse período que estamos saindo de uma pandemia, mostra a sua resistência e a paixão do barra-mansense por esse acontecimento, que já está inserido em sua identidade. O ano inteiro as pessoas esperam por ele, sabemos de sua importância pelo seu tamanho, sua história e trajetória. É uma festa bonita, da família e de todos nós”, pontuou.
Há 30 anos a frente do bloco, Luis Antonio Cardoso expressou o sentimento em ter o bloco de volta às ruas. “Retomamos o carnaval de Barra Mansa em grande estilo. É uma emoção enorme voltar a desfilar com o Bloco do Boi. Nós montamos a estrutura e quem faz a festa é a população e nesses dois dias pudemos ver a alegria e o carinho que todos tem com o nosso bloco”, comemorou.
Prova da tradição do bloco, a jovem Maria Eduarda da Silva, de 18 anos, falou que acompanha a festividade desde criança. “Me lembro de vir junto com a minha mãe muito pequena. É uma festa muito democrática, aqui você encontra desde o bebê até a vovó. Gosto muito e sempre estou aqui”, concluiu a jovem.