RESENDE
A Prefeitura de Resende e a Casa da Cultura Macedo Miranda realizam esta semana três reuniões para a comunidade artística e o público em geral, para tratar da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os encontros serão nesta terça-feira, dia 7 e na quinta-feira, dia 9, a partir das 17 horas, no Porão das Artes, no anexo ao Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico da cidade. Já na quarta-feira, dia 8, às 14 horas, o encontro acontece no auditório Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), no distrito Visconde de Mauá, na região serrana da cidade.
Regulamentada no final do ano passado a Política Nacional Aldir Blanc investirá R$ 3 bilhões anuais, até 2027, para fortalecer e incentivar o setor cultural com uma fonte estável de dinheiro público, fomentando os projetos de artistas de todas as cidades do país. Criada como Lei Emergencial durante a pandemia, agora se transforma numa política pública pelos próximos cinco anos.
Em Resende, já foram realizadas reuniões em março e abril, com a equipe da Casa da Cultura Macedo Miranda explanando sobre as novas regras da Política Nacional Aldir Blanc e tirando dúvidas dos participantes sobre todo o processo necessário para viabilizar a chegada do recurso federal. Para o presidente da Casa de Cultura, Thiago Zaidan, a PNAB vem se juntar a Lei Paulo Gustavo, fortalecendo o trabalho dos fazedores de cultura de todo o país. “A importância das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo é o de chegar diretamente nas mãos dos artistas e produtores culturais, ficando a cargo das prefeituras o processo de realizar editais e fazer toda a logística com os órgãos municipais de controle. As reuniões com os artistas e instituições servem também para se discutir com os interessados, para que áreas as verbas serão destinadas nos editais”, explica Zaidan.