BARRA MANSA
Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei de autoria da vereadora Cristina Magno (PL) que prevê o fornecimento gratuito de repelente contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya, para crianças do Ensino Fundamental e Centro de Educação Infantil (CEIs) e creches conveniadas do município. O projeto precisa ser votado em duas discussões e ser sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable.
Segundo o projeto de lei, o repelente deve possuir eficácia comprovada para combater o mosquito. O artigo segundo trata que a distribuição deverá ser feita em quantidade suficiente para eficácia diária na prevenção das doenças.
Em sua justificativa a vereadora aponta que o principal objetivo é proteger as crianças para não serem contaminadas pelo mosquito Aedes aegypti. “O projeto de lei ainda privilegia o lado humanitário da questão enfrentada pelo município e pelo restante do país. A OMS já decretou emergência de saúde pública internacional e anunciou o engajamento de todos os países contra a Dengue, chamando de ‘unidade de reposta global’. No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou que o mosquito está em circulação em 22 estados, dos quais 17 com relação comprovada com o vírus”, lembrou a vereadora.
Cristina ainda destacou que com o uso de repelentes os casos na cidade serão reduzidos. “O caminho mais eficiente para redução da contaminação pelo mosquito se dá por meio da distribuição e orientação do uso de repelente. Não há dúvidas de que impedir a criação de focos do Aedes Aegypti é a maneira mais eficaz de combater a dengue, mas não é o suficiente. Cabe salientar que a proteção dos mosquitos é essencial e os repelentes são fundamentais nesse processo. A função dos repelentes é evitar que as nossas crianças sejam picadas pelos mosquitos”, finalizou.