>
728x90 vacina (1)

Prefeitura promove encontro com Instituição para parceria em projetos de Educação Financeira em escola de Porto Real

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv barra mansa 970x150

PORTO REAL

Os estudantes da rede municipal de ensino vão ter aulas relacionadas a Educação financeira. A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo acompanhada da direção da Escola Integral Municipal Marina Graciani Fontanezzi, realizou, recentemente, um encontro com representantes da Instituição Financeira Cooperativa Sicoob, Giovanna Lyssa e Leidiane Alves da Gama.

Participaram do encontro a subsecretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, professora, Giovana de Oliveira Silva; a diretora geral da unidade de ensino professora, Danielle Marquiole e o professor responsável pela disciplina Educação Financeira, Anaximandro Cominetti.

De acordo com a Secretaria de Educação, o encontro serviu para dar início a uma parceria para dar andamento a disciplina Educação Financeira que atualmente é ministrada para todos os alunos da nova escola.


Durante a reunião, foi debatido o processo de implementação de dois novos projetos: o “Cooperativa Mirim” e “Financinha”, ambos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à Educação Financeira.

Com finalidade educacional e amparada no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo, o Programa Cooperativa Mirim incentiva e apoia, sob a orientação de um professor Orientador, a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas, cooperativas educacionais e demais instituições de atendimento a crianças e jovens, entre a faixa etária de oito a 17 anos. “A metodologia ocorre de forma transversal e interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, obtendo responsabilidades sociais, morais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar. Outro projeto que será implementado ‘Financinha’, o qual faz uso de metodologia única e completa de educação financeira”, explica a subsecretária de Educação, Giovana de Oliveira Silva.

Segundo Giovanna Lyssa, representante do Sicoob, o programa visa apoiar professores, facilitando o diálogo sobre finanças com o público infantil em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal. Para isso, o conteúdo é apresentado em linguagem lúdica e acessível ao repertório da infância, abordando temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro.

“Estamos investindo nas ações voltadas para o ensino integral, em especial, estimulando a parceira com empresas privadas que possuem um programa rigoroso de responsabilidade social. Desta forma esperamos incentivar a cultura do empreendedorismo nos nossos alunos”, destacou o prefeito Alexandre Serfiotis.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos