RESENDE
O coletivo Ocá Timburibá inscreve para o curso “Introdução a Agricultura Biodinâmica”, uma alternativa da agricultura orgânica que mescla conhecimentos químicos, geológicos e astronômicos. O curso é indicado para produtores rurais e interessados em hortas urbanas e cultivos domésticos. Serão seis módulos, o primeiro deles entre os dias 27 e 29, com o tema “A Terra e o Ser Humano. Nesta sexta-feira, 27, a aula será teórica e realizada na Residência Casero, localizada na Praça do Centenário, nº 42, das 18 às 22 horas. E no sábado, 28, das 8 às 17 horas enquanto no domingo, 29, das 8 às 12 horas, as aulas serão práticas na sede do coletivo Oca Timburibá, situada na Rua Juca Paiva, nº 12, Lagoa do bairro Mirante das Agulhas. O investimento para participar do curso é de R$ 160 e inclui almoço vegetariano para o sábado e domingo.
Segundo o coletivo, a agricultura biodinâmica tem em seu pilar a renovação do manejo agrícola, o sanar do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano. Os módulos são independentes entre si, sendo que cada módulo é um curso completo. O conjunto fecha um ciclo de conhecimentos básicos sobre agricultura biodinâmica. O estudante que cursar 75% dos seis módulos ganhará certificado pelo instituto Cio da Terra.
A facilitadora do primeiro módulo, “A Terra e O Ser Humano”, é Cristina Brasileira, especialista em produção de alimentos biodinâmicos, agroflorestas, desenvolvimento de projetos de permacultura, saneamento ecológico (tratamento de água com jardins filtrantes, wetlands, bacias de evapotranspiração) e redes de consumidores conscientes. Segundo o idealizador e fundador da Oca Timburibá, Dael Almeida, os módulos facilitam o aprendizado da agricultura biodinâmica. “A divisão em módulos com espaço de um mês entre eles favorece a aplicação e internalização dos conteúdos, o esclarecimento de dúvidas e o acompanhamento dos estudantes. Ao longo dos módulos, a proposta é desvendar e vivificar o organismo agrícola da horta urbana da Oca Timburibá. O que será feito em nossa horta urbana se baseia em conceitos e práticas que podem ser replicados em fazendas e sítios de produção de qualquer tamanho”, disse, ressaltando que a agricultura biodinâmica inclui conceitos formados a partir de ideias de Rudolf Steiner (1861–1925). “Ela trata a fertilidade do solo, crescimento das plantas, e os cuidados da pecuária como tarefas ecologicamente inter-relacionadas, enfatizando as perspectivas espirituais, místicas e químicas. A biodinâmica tem muito em comum com outras abordagens orgânicas – que enfatizam o uso de esterco e compostos e exclui o uso de produtos químicos artificiais no solo e plantas”, finalizou.
INSCRIÇÕES
Informações sobre o curso e vagas pelo e-mail [email protected] ou no site www.ocatimburiba.com.br. O segundo módulo do curso será “Tríplice necessidade nutritiva e modo de concepção de gênero alimentício sob a luz da antroposofia”, entre os dias 25, 26 e 27 de maio. E o terceiro módulo ser “De zaratustra à pedra fundamental da antroposofia. Agricultura antroposófica pentecostal e micaélica”, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. O quarto módulo será “Agricultura industrial, transgenia, subdesenvolvimento humano, encarnação do homem máquina e recruscificação do Cristo etérico, nos dias 24, 25 e 26 de agosto.
O quinto módulo será “Rudolf Steiner e o planejamento do organismo agrícola”, nos dias 28, 29 e 30 de setembro abordando a divisão dos setores, plantio sazonal, consórcios e rotação, compostagem e minhocultura. Preparados biodinâmicos e o ritmo da terra. O sexto e último módulo será “Nutrição e desenvolvimento do reino vegetal”, nos dias 26, 27 e 28 de outubro falando das plantas exóticas, as plantas da terra e as pancs; o calendário astronômico agrícola, a aplicação dos preparados biodinâmicos e a integração animal – vegetal.