ITATIAIA
O secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura do município, Albert Leopold Maduro Oliveira, disse nesta quarta-feira, dia 17, que técnicos vão retirar, nos próximos dias, enxames de abelhas de seis chalés, localizados na Estrada do Parque Nacional do Itatiaia, na região do bairro Benfica. Na terça-feira, uma colmeia de abelhas foi retirada do telhado de um dos chalés. O enxame estava em um local de difícil acesso, sob o telhado do imóvel, e foi necessário o uso de um caminhão Munck para chegar até o local.
O apicultor Leonardo Rezende, que realizou a retirada da colmeia, adotou todos os procedimentos de segurança para fazer a remoção, encaminhando as abelhas posteriormente para um apiário. Segundo Rezende, o trabalho vai prosseguir, pois dos 16 chalés existentes no local, seis estão com enxames. “É importante que as pessoas tomem muito cuidado ao localizar uma colmeia. Além disso, outras recomendações interessantes é manter distância e solicitar a presença de técnicos para providenciar a remoção, evitando colocar escada perto, jogar objetos, colocar fogo ou fumaça”, frisa o apicultor.
De acordo com o secretário Albert Oliveira, o serviço de remoção de enxames em domicílios é realizado de segunda a sexta, das 13 às 17 horas, na Prefeitura de Itatiaia. Para solicitar o serviço, o interessado deve abrir um processo no Setor de Protocolo da Prefeitura, apresentando alguns documentos, dentre eles, carteira de identidade e CPF. “Após o pedido é feita uma avaliação técnica, para identificar se é preciso o apoio de outros setores na execução do serviço, analisando o entorno da colmeia, bem como o da vizinhança e se a quantidade de abelhas está aumentando, entre outros pontos. Pode ser que seja preciso interromper o trânsito em uma via ou fornecimento de energia, por exemplo. O objetivo é garantir a segurança da comunidade”, explica.
O setor de Protocolo fica situado na sede da Prefeitura na Praça Mariana Rocha Leão, 20, Centro da cidade. O telefone de contato é (24) 3352 6777, ramal 215.