Morre ex-vereador barra-mansense Luiz Baptista de Barros, o Lula

Por Andre

BARRA MANSA

Faleceu na manhã deste domingo, dia 24, aos 84 anos, o ex-vereador barra-mansense Luiz Baptista de Barros, o Lula, que por sete mandatos consecutivos ocupou uma cadeira no Legislativo (1983 a 2012), em seus dois primeiros mandatos, também vereador de Quatis, que a época pertencia a Barra Mansa. Nesse período, ele presidiu a mesa diretora por cinco vezes (1991, 2000, 2004, 2009, 2010).

No ano de 2012, renunciou a sua candidatura ao Legislativo e foi conselheiro no início do primeiro mandato do atual prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable.

Atendendo a um pedido do próprio Lula, seu corpo será velado na Capela 1, do Cemitério Municipal de Barra Mansa, a partir de 12h20min. O sepultamento ocorrerá no mesmo cemitério às 16h30min.

Por seu trabalho ímpar e dedicação total em promover melhorias para os munícipes a para a cidade, Lula, como era muito conhecido, se inseriu na história política de Barra Mansa, ilustrando uma de suas páginas mais glorificantes, no ano de 2010, por indicação do então deputado estadual, Ademir Melo, foi agraciado pela Alerj, com a Medalha Tiradentes.

Em seus sete mandatos, após seis reeleições consecutivas, Lula apresentou em seu currículo de legislador um considerável saldo de conquistas populares, destacando-se, entre dezenas de proposituras, a gratuidade nas passagens de ônibus nas linhas municipais para maiores de 65 anos, fato que até hoje o torna merecedor do respeito e da admiração da terceira idade barra-mansense.
No mesmo ano em que foi agraciado pela Alerj, Lula apresentou 32 projetos de lei, dos quais vinte e três foram aprovados e sancionados pelo então prefeito José Renato Bruno.
Significa afirmar que o município tem em seu acervo de leis, 2  projetos de autoria do vereador Lula, um fato que o coloca no topo da história, como legislador voltado para as conquistas reclamadas pela população.
Entre essas leis, podemos destacar: Lei 3883 que permite ao município firmar convênio com o Senai para a realização de cursos profissionalizantes; Lei 3090 que institui o Programa Interdisciplinar de Participação Comunitária para Prevenção e Combate à Violência nas Escolas; Lei 3861 que estabelece a obrigatoriedade de todos os hospitais públicos e particulares disponibilizarem cadeiras de rodas na recepção para atendimento dos clientes; e Lei 3900 dispondo sobre a obrigatoriedade da apresentação do Relatório de Exame Padrão Microbiológico da água mineral comercializada ou distribuída no município.
Lula acaba de tornar realidade o primeiro concurso público para preenchimento de cargos na câmara, o que o eleva à condição de pioneiro em toda a história.

O cidadão Lula

Ainda justificando a honraria cedida a Lula, Ademir Melo citou a extraordinária figura do amigo e companheiro, do filho que sempre honrou os laços familiares, do pai extremado e avô carinhoso e a tarefa gratificante para todos nós que o inserira entre seus amigos.
Após longínqua união com ‘dona’ Maria Pereira de Barros, que faleceu há dois anos, Lula pode se orgulhar dos seus cinco filho e 13 netos e dez bisnetos que o enchiam de alegria, compondo uma família onde a dignidade e a respeitabilidade mútua são os principais ingredientes.
Fundamentalmente cristão Lula passou para os seus descendentes os rígidos princípios de família, respeitando e fazendo respeitar o espaço de cada um.
Otimista, sempre acreditando no poder do homem, como ser humano, Lula transmitia a todos os que com ele conviviam a fé inabalável em Deus e a confiança de que, com trabalho e seriedade, todas as metas são factíveis.

Barra Mansa decreta luto oficial de sete dias

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, que lamentou a morte do ex-vereador e seu conselheiro, dizendo que ele foi um amigo leal e decretou luto de sete dias na cidade. “Luís Baptista de Barros, o Lula, faleceu.

Vereador por 7 mandatos, várias vezes presidente da Câmara de Barra Mansa, um amigo espetacular, pai e avô, bisavô, presente e carinhoso. Um amigo leal. Um conselheiro experiente. Mas resumo tudo a uma característica de valor incalculável: um homem bom na essência. Realmente um exemplo de bondade. Sua partida aconteceu cercado pela família e amigos que o amam. Ontem tive a oportunidade de me despedir. Fiz uma oração em silêncio, segurando sua mão e olhando em seus olhos.

Que Deus te receba com uma grande festa meu amigo. Você viveu uma vida tão rica de caridade, bondade, alegria, memórias incríveis, que a tristeza uma hora vai passar, mas a saudade nunca vai nos deixar. Decreto Luto Oficial por três dias.”, disse o prefeito em nota.

Nota de pesar da Câmara de Barra Mansa

A Câmara Municipal de Barra Mansa, através do seu presidente, o vereador Paulo Sandro, lamenta profundamente o falecimento do eterno vereador Lula. Parlamentar por sete mandatos seguidos, de 1983 a 2012, e presidente da Câmara de Barra Mansa em cinco mandatos (1991,2000,2004,2009 e 2019), Luiz Baptista de Barros contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade, sempre prezando pelo compromisso com a população barra-mansense. A câmara decreta luta oficial de três dias e se solidariza com os amigos e familiares de Lula, em especial seu neto Bernardo, nosso servidor.

O presidente da câmara, vereador Paulo Sandro, lembrou da importância de Lula para Barra Mansa. “Lamento profundamente o falecimento do meu amigo Lula, que me apoiou na última eleição de 2020. Barra Mansa não seria a mesma sem o trabalho responsável e dedicado de Lula, que foi mais que um vereador, foi um diplomata da cidade”, lamentou o presidente.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos