Dia do artesão é comemorado em Barra Mansa com a realização do 1º Fórum Municipal de Artesanato

Por Franciele Aleixo

BARRA MANSA

Visando fomentar e fortalecer o artesanato, a cidade realiza até as 18 horas I Fórum Municipal de Artesanato. O evento acontece no Sesc e reúne professores renomados e diversos parceiros estratégicos. Durante o Fórum, novas cadastros e entrega da Carteira Nacional de Artesão estão sendo entregues.

Estão presentes no local o Sebrae, o Sicomércio, o Sesc, o Senac e  outros parceiros estratégicos discutindo estratégias para oferecer suporte adicional aos artesãos e empreendedores locais, incluindo, orientação técnica e programas de capacitação.

A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. Finalizando a programação, acontece amanhã, dia 20, na praça da Matriz a tradicional feira de artesanato, das 9 as 16 horas.

De acordo com a gerente de turismo do município, Bhella Santos, o evento nasceu da necessidade de capacitar e fazer um documento com as reais necessidades do artesanato de Barra Mansa. “Durante o evento, as artesãs, vão aprender novas técnicas através de palestras especificas, além de terem um dia de lazer. O objetivo principal ao fim do Fórum é elaborar um documento descrevendo as reais necessidades da categoria, com erros e acertos. Temos 700 artesãos inscritos, todos com carteirinha, em sua maioria são mulheres que provem o seu lar com seus trabalhos. Somos case de sucesso no estado, nossas artesãs tem cursos de etiqueta, diversas capacitações, incluindo cursos de inglês voltados para a área”, cita, informando que além de trazer professores reconhecidos nacionalmente para compartilhar suas experiências e técnicas em palestras, workshops e mesas-redondas, foi um dia de homenagens a categoria, já que a data do evento foi escolhida para marcar as comemorações do Dia do Artesão (19 de março).

Presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Daniel Maciel, destaca que o Fórum é uma  oportunidade única para networking, permitindo que os participantes estabeleçam conexões valiosas com outros profissionais do setor, potenciais clientes e parceiros comerciais. “Temos diversos projetos para a categoria, queremos conhecer, expandir e dar mais e melhores condições de trabalhos para os artesãos. Queremos criar uma feira nos bairros, dessa forma movimentar a economia criativa, precisamos pensar em Barra Mansa como um todo, e não somente em centro. Além disso, queremos uma loja física e um setor específico na prefeitura para tratar de demandas dos artesãos”, conclui Daniel.

Rio de Janeiro ocupa 3º lugar no ranking dos estados brasileiros com mais artesãos

Para impulsionar o setor artesanal, o Sebrae Rio lançou um edital com 50 vagas para capacitação de empreendedores do setor. Um levantamento feito pelo Sebrae Rio, com base nos dados do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), mostra que, no ranking dos estados brasileiros com o maior número de artesãos cadastrados no país, o Rio de Janeiro está em terceiro lugar (17,4 mil). Ceará (20,8 mil) e Bahia (18,3 mil) ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Para participar do programa, os artesãos devem ter CNPJ ou a Carteira Nacional do Artesão, emitida pelo PAB. As inscrições podem ser feitas pelo link https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/projeto-maos-criativas até dia 14 de abril. O Sebrae Rio subsidiará 98% do programa e os aprovados no processo pagarão uma taxa de R$ 100 (à vista ou em até 12X no cartão de crédito) para ter acesso a mais de 45 horas de atividades coletivas e individuais, num formato híbrido (o programa é online e terá algumas atividades presenciais, que também serão disponibilizadas no formato online).

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos