ITATIAIA
Um levantamento divulgado pela Superintendência do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros mostrou que a unidade registrou aumento significativo no número de atendimentos em 2023. Foram quase 50 mil atendimentos registrados.
O superintendente do Hospital Municipal, Daniel Passeri informou que houve 36.143 atendimentos no Pronto-Socorro (PS) Adulto e 13.738 no Materno-Infantil. “Os números se devem ao aumento da oferta de especialidades e de procedimentos e exames, o que gera maior confiança dos munícipes na instituição”, explica o superintende.
Os dados mostram que em 2022 foram 25.998 atendimentos no Pronto-Socorro Adulto e 12.655 no Materno-Infantil. Em 2021 ocorreram 24.123 atendimentos no PS Adulto e 700 no Materno-Infantil. Já em 2020 foram registrados 6.353 atendimentos no PS Adulto e nenhum atendimento no Materno-Infantil.
De acordo com Passeri, o aperfeiçoamento do sistema de informação da unidade foi uma importante iniciativa adotada, traduzindo fidedignamente os serviços realizados. Havia falta de algumas especialidades no hospital e a questão não passou despercebida. “Nos tornamos mais resolutivos com as melhorias ocorridas no hospital nesta gestão. Foram contratados novos médicos e profissionais de enfermagem para aumentar a agilidade no atendimento. Além disso, o hospital passou por melhorias na parte predial, além de mudanças no atendimento para trazer mais conforto aos pacientes. As ações são importantes para garantir a qualidade na prestação de serviço à população”, explica.
Dentre as ações realizadas estão também a reforma do telhado, implementação de sala de descanso para a enfermagem, implantação de novos leitos, novo enxoval, mutirões em diversas áreas, criação do anexo para atendimentos de possíveis casos de dengue, sala de medicação – antes era feito no corredor – leito psiquiátrico, troca dos aparelhos de ar condicionado de todos os leitos da Clínica Médica, cuja reforma dos leitos ainda está em execução.
SAÚDE DE QUALIDADE
O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, entende que os números mostram a melhoria dos serviços prestados pela unidade de saúde. Saldanha disse que a Secretaria vem buscando investir na capacitação de profissionais, no atendimento mais humanizado, na adoção de indicadores de desempenho e em tecnologia, dentre outras ações. “Os resultados estão acontecendo e são fruto de um trabalho incansável para levarmos saúde de qualidade aos moradores. Apesar das conquistas, ainda há muito a ser feito. Estamos trabalhando para avançar ainda mais”, afirma Luiz Eduardo.