BARRA MANSA
Os barra-mansenses Bernardo Barreto de Vasconcelos Torres e Ana Beatriz Rodrigues Carneiro, tiveram nesta terça-feira, dia 12, um artigo cientifico, feito em parceria, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Um órgão ligado ao Governo Federal, o instituto publicou o artigo em seu tradicional Boletim de Economia Política Internacional (BEPI), que teve como foco nesta 37ª edição, as Relações Internacionais dos entes subnacionais, que são as cidades e os estados.
“Tivemos a honra de ter o artigo publicado nesta edição que saiu na terça-feira, o qual elaborei em parceria com uma colega minha também de Barra Mansa, a Ana Beatriz Rodrigues Carneiro. Ele foi baseado no meu trabalho de conclusão de curso, que recentemente recebeu uma Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, indicada pelo presidente da casa, vereador Carlo Caiado, em agradecimento pela contribuição para a cidade”, disse Bernardo.
O trabalho, sobre o qual ele se refere, teve como tema: A Paradiplomacia da Cidade do Rio de Janeiro: Um Estudo de Caso sobre o Governo de Eduardo Paes (2009-2016). Na sinopse do artigo, Bernardo e Ana Beatriz enfatizaram que as atividades internacionais dos entes subnacionais, conhecidas como paradiplomacia, possibilitam expandir o escopo de atuação de estados e municípios e que cidade do Rio de Janeiro, entre 2009 a 2016 sediou alguns dos principais eventos globais, além de pequenos projetos, fazendo com que o município se destacasse no cenário internacional.
A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de fontes primárias e secundárias sobre o tema, possibilitando traçar a trajetória paradiplomática da capital fluminense e identificar os impactos na demora para aprovação de acordos que necessitam da anuência do Congresso Nacional nas atividades internacionais da cidade.
“Por meio deste estudo de caso concluímos que o Rio de Janeiro, durante a gestão do Paes, soube atrair oportunidades e projetar positivamente a imagem da cidade internacionalmente, principalmente por meio da atração de grandes eventos, principalmente a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, disse Bernardo.
Sobre Bernardo e Beatriz
Bernardo Barreto de Vasconcelos Torres é Assessor na Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, sendo Ponto Focal do G20 Social na cidade. É Conselheiro Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil e Membro Consultor da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados (OAB-SP), sendo a pessoa mais jovem na história a ocupar tais cadeiras. É Mestrando em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, sendo Graduado, com grandes honras, em Relações Internacionais, pelo Ibmec.
Ana Beatriz Rodrigues Carneiro é pós-graduanda em Gestão de Projetos pela USP/Esalq e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já atuou em projetos de cunho socioambiental e estagiou na gerência de mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, local onde descobriu a paixão pela área ambiental.