ITATIAIA
Um homem, de 26 anos, foi preso durante Operação realizada nesta terça-feira, dia 12, pelo comando do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para combater o tráfico de drogas no município. Na operação foram apreendidos
15 invólucros de cocaína, um invólucro de maconha, revólver calibre 38 com quatro munições intactas, além de duas balanças de precisão e material utilizado para embalar drogas, em uma casa na Vila Magnólia.
A ação ocorre em oito bairros da cidade. Dentre eles, Vilas Maia, Odete, Magnólia, Pinheiro, Flórida, Linha Velha Sul, Nova Conquista e Campo Alegre.
A Operação tem o apoio do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA). Participam da ação policiais militares do Batalhão de Resende, equipe de Suporte Médico a Secretaria de Saúde do município, além de 21 viaturas, incluindo um veículo blindado, mais conhecido como “caveirão” do Grupamento de Veículo Blindado de Transporte de Tropa e o Grupamento Aeromóvel (GAM), além de agentes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Saúde do município.
O comandante do 37º BPM, o tenente-coronel, Marcelo Brasil disse que a ação visa combater o tráfico de drogas, além de reduzir os índices criminais de letalidade violenta, roubos de rua e de veículos. “As ações da Polícia Militar têm o objetivo de aumentar a sensação de segurança e reforçando a ostensividade. Elas fazem parte da série de operações que são realizadas por tempo indeterminado pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA)”, disse Brasil.
BALANÇO
Nesta manhã, os policiais foram até uma residência na Rua Benedito Ferraz, na Vila Magnólia, checar uma denúncia de tráfico de drogas. Ao tentar contato com o morador, os militares perceberam o homem, de 26 anos, tentando fugir pelos fundos do imóvel. No entanto, ele desistiu e retornou para a casa. Junto com seu pai, o suspeito atendeu o chamado da Polícia Militar. Em buscas no imóvel, os policiais encontraram dentro do ralo do banheiro, todo material apreendido. Ao ser questionado, o homem confessou que todo material ilícito encontrado era de sua propriedade e que os membros da família não sabiam de sua existência.
O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados para a 99ª Delegacia de Polícia.
Após perícia foram constatados 15 gramas de cocaína e um grama de maconha. O delegado titular, Vicente Maximiliano Barbosa autuou o homem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, de acordo com a Lei do Desarmamento, permanecendo preso.
Até o fechamento desta edição, foram realizadas 45 abordagens de veículos, sendo 39 automóveis e seis ônibus para verificação de pessoas e busca e apreensão de armas e material entorpecente. No total foram abordadas 51 pessoas. Ainda foram aplicadas 20 multas em veículos por irregularidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).