VALENÇA
No próximo dia 7 de março, o Hotel Vilarejo, em Conservatória, será o palco da primeira reunião unificada dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Café, Queijo Artesanal e Cachaça do Vale do Café. A iniciativa surge como resultado do sucesso alcançado pelo APL do Café e visa fortalecer todos os produtores e o turismo da região.
Durante o evento, serão apresentadas diversas propostas para o segmento, incluindo a Indicação Geográfica do Sebrae e o lançamento do decreto aprovado que permite aos produtores comercializarem os queijos artesanais. Destaque também para a apresentação dos produtos do APL do Vale do Café, por meio do curso de Engenharia Química da UniVassouras, além da degustação de queijos premiados, cachaças e cafés especiais produzidos na região.
“A unificação desses projetos que unem agricultura, turismo e desenvolvimento é um grande passo. Será um grande evento para fortalecer ainda mais essas rotas”, comentou Wanderson Farias, assessor especial da Setur-RJ.
O secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, ressaltou a importância das rotas de turismo para o desenvolvimento econômico do Vale do Café. Recentemente, as Rotas do Café, da Cachaça e do Queijo Artesanal foram amplamente divulgadas na terceira edição do Verão Tô no Rio, evento realizado pela Setur-RJ na praia de Copacabana. No primeiro dia da ação, Tutuca lançou o folder da Rota do Queijo, material que será crucial para divulgar as propriedades e seus produtos em feiras.
Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e Agricultura, Flávio Campos, assim como o diretor de Produtos do Sebrae, Julio César Resende, também já confirmaram presença.
PROGRAMAÇÃO
13:30h – Coffee break e Credenciamento.
14h – Abertura institucional
GUSTAVO TUTUCA – Secretário Estadual de Turismo;
VINICIUS FARAH – Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria Comércio e Serviços;
FLAVIO CAMPOS – Secretário de Estado de Agricultura;
JULIO CÉSAR REZENDE – Diretor de Produtos – Sebrae.
14:30 às 14:50 – Painel 1: Apresentação das ações do turismo no Vale do Café.
– Wanderson Farias – Assessor especial da Setur-RJ;
14:50 às 15:20 – Painel 2: Painel 2: Indicação Geográfica do Café para o Vale do Café
– Anselmo Buss – Consultor do Sebrae;
15:20 às 15:50 – Painel 3: Apresentação da regulamentação da lei do selo artesanal
– Paulo Henrique Moraes – Superintendente da Defesa Agropecuária – SEAPPA;
15:50 às 16:10 – Painel 4:
Tendência do mercado de cachas
– Marceli Angelo – Analista do Sebrae;
16:10 às 16:30 – Painel 5: Apresentação dos produtos do APL
– Cristiane Siqueira – Coordenadora do curso de Engenharia Química – Univassouras;
16:30 – Visita técnica ao Alambique do Hotel Vilarejo e degustação dos queijos Artesanais do Vale do Café