Sine Itatiaia realiza atendimento de abertura do Seguro-Desemprego

0

ITATIAIA

O trabalhador que recentemente tenha sido dispensado de suas funções profissionais pode contar com o apoio e orientação do posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itatiaia. Além de realizar a intermediação entre empregadores e trabalhadores, o Sine também realiza o agendamento do Seguro-Desemprego.

O benefício é um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros e é oferecido a todas as pessoas que tenham trabalhado com a carteira assinada, conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). De acordo com o Governo Federal, para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação.  Apenas depois de comparecer ao Sine, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício. O encaminhamento do Seguro-Desemprego é feito pelo portal Emprega Brasil.

O trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente (procedimento necessário para evitar fraudes). Mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.

Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site. Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do Cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site. Será necessário informar dados pessoais como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a carteira de trabalho física. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Segundo o site Emprega Brasil, caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”. Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine. O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte. Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego. Por orientação, basta acessar Como solicitar o Seguro-Desemprego.

Segundo o Sine Itatiaia, após o cadastro é indispensável o comparecimento ao posto de atendimento no dia, local e horário marcados, com os seguintes documentos em mãos: identificação com foto (CNH, RG, CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de trabalho (CTPS), documento de Identificação de Inscrição no PIS/Pasep, Requerimento do Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa impresso, Termo de rescisão de contrato de trabalho, documento de levantamento do FGTS ou extratos dos depósitos.

O auxílio em dinheiro será pago por um determinado período, de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. A primeira parcela do benefício estará disponível em até 30 dias após o atendimento.

SINE ITATIAIA

O Sine Itatiaia foi inaugurado em 2018 pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, da Prefeitura de Itatiaia, com apoio do Governo do Estado e o extinto Ministério do Trabalho e Emprego. No espaço os moradores podem receber orientações personalizadas sobre as melhores práticas para se conquistar boas oportunidades na região; e também cadastrar o currículo em um banco de dados automatizado que irá selecionar vagas adequadas ao perfil de qualificação de cada profissional, entre outros serviços.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, que fica à Avenida dos Expedicionários, nº 575, no Centro.

Deixe um Comentário