MANGARATIBA
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos e Obras, iniciou nesta quarta-feira, 3, a instalação de coletores seletivos no município. A ação visa combater a poluição dos recursos naturais da cidade, além de fortalecer o trabalho realizado pela CoopMangaratiba (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município).
Os coletores seletivos estão sendo instalados nas orlas, praias e praças de Itacuruçá, Muriqui, Praia Grande, Centro, Praia do Saco, Sahy, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto. Sendo eles: 40 coletores azuis para resíduos recicláveis e 40 coletores cinzas para não recicláveis (rejeitos), 08 coletores azuis de 1000l que serão instalados nas administrações distritais, 08 coletores seletivos coloridos de 50l para praças da cidade, além dos coletores de óleo vegetal nos CRAS e escolas da rede municipal de ensino.
O Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeio, acompanhou a ação. Ele enfatizou a importância da participação da população.
“É muito importante que haja a separação do dejeto que produzimos. Toda a ação só vai funcionar se a população também participar e realizar o despejo do material no local correto. Além de cuidar e proteger a nossa cidade, estaremos auxiliando o trabalho dos coletores da CoopMangaratiba. Contamos com a ajuda de todos os moradores”, falou o Prefeito.
O Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Maia, destaca que a coleta seletiva é essencial para o desenvolvimento sustentável da cidade e preservação do ecossistema local.
“Para que Mangaratiba possa se tornar uma cidade completamente limpa e sustentável, é essencial que aconteça a separação correta dos dejetos. Contamos com o auxílio dos moradores, para além da separação dos dejetos, nos ajudem na fiscalização dos coletores, não permitindo que ninguém destrua o material que percebe a todos nós. Agradeço ao Deputado Luiz Claudio Ribeiro por ter lutado para que fosse possível a chegada dos coletores a nossa cidade”, afirmou o secretário.
Vale destacar que todo o material foi adquirido através de compensação ambiental, da qual prevê, a Lei Municipal 1029/2019, sem onerar os cofres públicos do município.
A instalação dos coletores seletivos contou com a participação do Secretário de Serviços Públicos, Júnior Laurentino, do Secretário de Obras, Márcio Gomes, das equipes da CoopMangaratiba, e de agentes da Secretaria de Meio Ambiente.
Como descartar corretamente o lixo?
Nos coletores azuis a população deve depositar os resíduos recicláveis que são: papel, livros, jornais, papelão, revistas, cadernos, embalagens cartonadas (leite, suco etc.), embalagens plásticas, garrafas, copos, tampas, sacolas, baldes, potes de alimentos limpos, PVC, Latas de alumínio, latas de aço, ferragens, arames, canos e vidros em geral.
Já nos coletores de cor cinza, deve-se depositar somente o que não é reciclável, como papel toalha, guardanapo e papel higiênico sujos, adesivos, papéis metalizados, fraldas descartáveis, clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta e verniz, cristais, espelhos, lâmpadas e porcelanas.