Zoológico Municipal de Volta Redonda oferece ceia natalina para os animais

Por Franciele Aleixo

VOLTA REDONDA

“Então é Natal!” A equipe do Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) também celebrou a data com os animais hospedados no local. Na quinta-feira (21) foram oferecidas refeições especiais representando a magia natalina: os primatas ganharam uma árvore de Natal regada a frutas, e os felinos receberam um boneco de neve recheado de carne. A atividade contou com alimentos que já fazem parte da dieta de cada espécie.

 

A bióloga do Zoo-VR, Ana Júlia Vancini, comentou que a iniciativa é classificada como enriquecimento ambiental, pois estimula o instinto dos animais na procura pelo alimento no recinto, por exemplo. Os alimentos dessa ceia natalina foram confeccionados com adereços de Natal, dando o tom das comemorações.

 

“É uma forma de recreação com técnicas para estimulá-los a sair da rotina. O enriquecimento ambiental é uma forma de oferecer também bem-estar aos animais, dando mais dinamismo a eles dentro dos recintos”, comentou a bióloga, acrescentando que em outras datas comemorativas, como as festas juninas, os animais também recebem agrados diferenciados. No verão, os animais ainda recebem muita hidratação com picolés de frutas e carne como forma de refresco, principalmente, nos dias mais quentes.

 

*Animais hospedados no Zoo*

O coordenador do Zoo-VR, Jadiel Teixeira, explicou que os animais que estão hospedados no Zoológico Municipal de Volta Redonda não podem mais ser reintroduzidos no ambiente natural, seja por portarem sequelas físicas ou psicológicas – causadas pelo grande período em que foram mantidos de forma errada por pessoas ou lugares não habilitados – ou ainda pela falta de ambiente natural, dependendo da espécie.

Algumas das espécies que chamam mais a atenção dos visitantes são os felinos – atualmente há duas onças-pardas, uma onça-pintada e dois tigres (sendo um idoso), e cada categoria de mamífero vive separado nos seus respectivos recintos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos