RESENDE
A Frente Popular Democrática de Resende definiu o seu pré-candidato para concorrer a vaga no Poder Executivo nas eleições de 2024. O nome do advogado Derik Roberto, do Partido dos Trabalhadores (PT) foi definido no sábado, dia 16, durante a 12ª Plenária Ordinária, que aconteceu em Resende.
A Plenária contou com representações partidárias do PT, Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV), que compõem a Federação Brasil Esperança, e ainda teve a presença de diversos movimentos sociais, como o Levante Popular da Juventude, Movimento Sem Terra (MST), Movimento Negro Unificado (MNU), sindicatos, entre outros. Após o seu encerramento, foi realizada confraternização que contou com a participação de cerca de 100 pessoas.
Derik Roberto é filho de pedreiro e uma empregada doméstica, criado no bairro da Fazenda da Barra 3 e traz consigo a história de alguém que valoriza a educação como instrumento de transformação social. Aos 17 anos, foi aprovado em Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por meio das políticas públicas de afirmação social implementadas durante o Governo Lula. Como advogado, Derik já atuou em causas relevantes em defesa da coletividade na cidade de Resende.
Em seu primeiro discurso como pré-candidato indicado pela Frente Popular Democrática, Derik Roberto enfatizou a importância da construção coletiva e do diálogo com as forças democráticas que atuam na política de Resende. Contudo, destacou a firmeza no compromisso ideológico e no programa de governo que está sendo desenvolvido pelo grupo.
“Pretendemos apresentar uma alternativa popular e democrática para a nossa cidade, que priorize o desenvolvimento sustentável, a busca incansável da igualdade social e o compromisso com a transparência e a participação popular. Também lutaremos pele eleição de vereadores comprometidos com o nosso programa”, afirmou o pré-candidato da Frente Popular Democrática.
A presidente do PT em Resende, Odete Amaral, disse que o próximo passo é o Diretório Municipal é começar a montar o Programa de Governo. “Estamos no período de pré-campanha com o planejamento com a escolha da comissão eleitoral da Frente Popular Democrática, a formatar o Programa de Governo, além de iniciar a conversar com outros movimentos, lideranças, sindicatos e partidos de esquerda no município que queiram nos acompanhar nesta caminhada. Estamos abertos a discussões e a conversas”, disse Odete, confirmando que a Federação já bateu o martelo e a princípio vai concorrer nas eleições municipais. “No momento o advogado Derik Roberto é o nosso representante da Frente Popular Democrática”, complementou.
FRENTE DESFALCADA
Faziam parte da Frente Popular Democrática de Resende os partidos PSB e REDE. Por acharem que o prazo para definir um nome estava prematura, pois para eles o debate começa agora, os partidos deixaram a frente. O PSB tem o nome de Luiz Felipe César como pré-candidato com apoio da Rede.