VAGA PARA MUNDIAL DE ROBÓTICA
Os estudantes das escolas Espírito Santo, no Santo Agostinho, e Walmir de Freitas Monteiro, no Santa Rita do Zarur; e do Colégio João XXIII, no Retiro, que integram a Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, vão representar a cidade no Fira World Cup 2024, maior campeonato de robótica do mundo, que será realizado no próximo ano no Brasil, mais exatamente em São Luís, capital do Maranhão. A conquista foi dos alunos das três instituições de ensino que participaram da última semana do Fira Brasil, que aconteceu na cidade cearense de Juazeiro do Norte.
VOLTA REDONDA NO PÓDIO
Um dos destaques do time volta-redondense que participou do Fira Brasil foi a equipe Tecnobots, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, única representante de Volta Redonda na prova Cobertura de Mídia. Eles venceram a categoria U19 com o vídeo “Os peregrinos da robótica”, e foram os vice-campeões na categoria U14 com a produção “Os mais fortes do universo”.
SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO RACISMO
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda, através da sua assessoria técnica, realizou na última sexta-feira, 24, a oficina “O imaginário do Negro na sociedade: Reconstruindo Olhares”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Roma II, com a participação dos jovens da comunidade. O evento fez parte da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Racismo, que aconteceu entre os dias 17 a 24 de novembro.
OFICINAS
Durante a semana foram realizadas várias oficinas e o evento foi promovido pela SMDH em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv). As atividades fazem parte do trabalho de promoção da Igualdade Racial que é desenvolvido pela SMDH no município, e que atende a Lei Municipal 6.298 de 26 de outubro de 2023, que institui no município, anualmente, a semana do dia 20 de novembro como a Semana de Prevenção e Combate ao Racismo.
CONCLUÍDA REFORMA DA PONTE DO CRI
A Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, concluiu a reforma da Ponte do Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), no bairro Benfica. Segundo a Secretaria de Obras, todo o madeirame foi trocado. Desta forma, o tráfego e veículos no local, que foi interrompido para a execução dos trabalhos, foi retomado normalmente.
Ainda de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, três pontes dão acesso ao bairro Benfica. Esta é a segunda a ser reformada este ano. Em junho deste ano as madeiras de uma outra, próxima ao CRI, já haviam sido substituídas.
FÓRUM BRASILEIRO DE ENFRENTAENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Itatiaia marcou presença na primeira edição do Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica, realizado na semana passada em Fortaleza. O fórum é uma estratégia para ampliar a ação pedagógica do Instituto Maria da Penha e construir um espaço permanente de debate, articulação e cooperação técnica para enfrentar a violência doméstica e familiar contra mulheres.
DEFESA DIREITOS DAS MULHERES
De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres de Itatiaia, Luciana Cavallari, eventos como esse não tem apenas a função de promover debates, mas também de incentivar o desenvolvimento de mecanismos institucionais de defesa dos direitos das mulheres. Ela disse que participar do Fórum Brasileiro foi uma experiência incrível. “Além de conhecer a Maria da Penha, tive acesso a informações relevantes e essenciais para o avanço no enfrentamento à violência contra a mulher. Foi apresentado o relatório da pesquisa de condições socioeconômicas e violência doméstica e familiar contra a mulher, que nos dará condições de realizar um trabalho de acordo com a realidade das nossas assistidas em Itatiaia”, contou Luciana.
OUTROS TEMAS
A secretária também disse que foi divulgado o trabalho realizado com os homens pelo fim da violência contra as mulheres, além de ser tratado sob feminicídio no Brasil, racismo e violência contra as mulheres negras, boas práticas na era da comunicação digital para evitar a violência contra a mulher, os caminhos para alcançar a igualdade de gênero, bem como o enfrentamento à violência doméstica no meio corporativo.